A- A+

Artigos Médicos

Maria da Luz Cunha Pereira Gorenstin

Maria da Luz Cunha Pereira Gorenstin

CRM-PB: 3917 Especialidade: Endocrinologia

Diabetes - conhecer para viver melhor

Publicada em 16/08/2013 às 17h

O número de pessoas com diabetes vem crescendo de forma alarmante em todo o mundo. O estilo de vida moderno, com alimentação rica em calorias e gorduras associada à diminuição da atividade física, é um dos principais determinantes desta explosão da doença. Além disso, as pessoas estão vivendo por mais tempo e o diabetes tende a aparecer com mais frequência após os 60 anos de idade.

Quando não controlado adequadamente, o diabetes pode causar problemas sérios para a saúde que prejudicam muito a qualidade de vida, sendo o seu bom controle fundamental para evitar tais complicações. Porém, apesar de grandes avanços alcançados no tratamento do diabetes com desenvolvimento de novas medicações, não se tem observado uma melhora considerável no controle da doença. Isso acontece, principalmente, pelo fato de muitas pessoas sentirem dificuldade de seguir corretamente o tratamento orientado.

É aí que entra um passo fundamental para se reverter esse quadro: EDUCAÇÃO. Quando se conhece melhor o diabetes, suas causas e consequências e, principalmente, o que fazer e por que deve ser feito para se conseguir um controle satisfatório, a pessoa sente-se melhor motivada para seguir o tratamento e manter o diabetes bem controlado, evitando assim as complicações.

Com este objetivo, a Unimed João Pessoa vem há 8 anos oferecendo a seus clientes a oportunidade de participar do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes que, neste período, já deu apoio e orientação a centenas de pessoas. Reconhecendo a importância da educação e da assistência de uma equipe dedicada a ajudar a pessoa com diabetes a conviver e viver melhor com a doença, está sendo ampliado este serviço com a criação de um novo espaço capaz de comportar novas maneiras de participação, inclusive, com oficinas diversas, onde se pode aprender de forma prática, como, por exemplo, na cozinha experimental.

Eis uma grande oportunidade de se viver melhor, mesmo com o diabetes.