Artigos Médicos

Dia Nacional da Asma

Publicada em 19/06/2015 às 17h

A asma é uma doença crônica que se caracteriza pela limitação reversível ao fluxo aéreo. Apresenta forte componente genético, está inserida no rol das alergias do aparelho respiratório e mantém uma relação direta com as rinites alérgicas: de cada 10 asmáticos, 7 são riníticos.

Os sintomas característicos - tosse, cansaço e chiado - tornam a doença de fácil diagnóstico para o pediatra e o generalista, que sempre acreditam que estão desenvolvendo um tratamento adequado para seu paciente. Nessa mesma linha, segue o especialista, convicto de que suas prescrições vão controlar devidamente os sintomas e conceder uma boa qualidade de vida a seus pacientes asmáticos.

No entanto, a maioria dos colegas desconhece uma realidade que leva muito asmático ao serviço de pronto-atendimento e às internações desnecessárias: 52% deles não seguem as recomendações e muito menos utilizam os medicamentos, conforme prescrição médica. Acrescente-se a isso a realidade estatística de que, no nosso país, do total de 25% de crianças asmáticas, apenas 10% são devidamente diagnosticadas. Consequência inevitável: dos 20% de brasileiros que convivem com os sintomas desconfortáveis da asma, mais de 200 mil deles vão ocupar (todo ano) um leito de hospital na rede pública de saúde.

Amparado nessa realidade, o Gina (Iniciativa Global para Asma) idealizou uma redução de 50% nas hospitalizações de pacientes portadores de asma até dezembro de 2015. De olho nessas metas, o Comitê de Asma e DPOC da Associação Médica da Paraíba* estabeleceu uma agenda de atividades para comemorar o Dia Nacional da Asma (21 de junho). Na programação, que já vem sendo realizada, está incluída uma pesquisa com 1.200 alunos do Lyceu paraibano para detectar a asma não devidamente diagnosticada e um evento científico na sede da AMPB para informar, conscientizar e atualizar os médicos que atuam na rede SUS.

* O comitê é formado pela AMPB, Unimed João Pessoa, Sociedade Paraibana de Pneumologia, Sociedade Paraibana de Pediatria, CRM, Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Saúde de João Pessoa, Liga Acadêmica de Pneumologia e Cassi.

Sebastião de Oliveira Costa

Sebastião de Oliveira Costa

CRM-PB: 1630

Especialidade: Pneumologia

Mais artigos de Sebastião de Oliveira Costa