A- A+

Artigos Médicos

Sebastião de Oliveira Costa

Sebastião de Oliveira Costa

CRM-PB: 1630 Especialidade: Pneumologia

Brasil sem Cigarro - A Paraíba Apoia!

Publicada em 09/12/2011 às 17h

O programa Fantástico acionou o potencial comunicativo do Dr. Dráuzio Varela e o Brasil despertou para a maior tragédia já ocorrida à humanidade em todos os tempos - o tabagismo.

A Associação Médica da Paraíba (AMPB), observando o desconfortável terceiro lugar em número relativo de fumantes de nosso estado, entrelaçou mãos, ideias e ações com a Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia(SPPT), a Unimed JP, a Secretaria de Saúde da Capital e a TV Cabo Branco para elaborar um projeto que pretende desenvolver na sociedade a compreensão de que o tabagismo precisa ser combatido em todas suas trincheiras.

É de amplo conhecimento dos especialistas que a conscientização da população sobre as repercussões nocivas do tabagismo se constitui mecanismo de forte pressão junto ao fumante para que ele adquira a consciência de que precisa largar o cigarro.
Transitando nessa linha de raciocínio, a AMPB, em parceria com aquelas entidades, programou o passeio ciclístico "Brasil Sem Cigarro - A Paraíba Apoia!", que deverá ocorrer no próximo domingo (18), a partir das 8h, com saída do Parque Solon de Lucena (Lagoa) em direção ao Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú. Estão convidados os tabagistas que ainda dispõem de fôlego para pedalar, fumantes passivos, amigos e familiares de fumantes e todos aqueles que acreditam numa Paraíba mais saudável.

Amanhã, dia 12, é a vez de conversar diretamente com o tabagista no seminário "Ajudando o fumante a largar o cigarro". Vamos demonstrar os mecanismos que os levaram a se tornar dependentes, como enfrentar as dificuldades da síndrome de abstinência, como evitar o primeiro trago depois de algum tempo sem fumar, enfim, vamos conduzir e guiar o fumante por caminhos seguros que o levem a romper definitivamente com sua dependência tabágica.

O seminário deverá ocorrer no auditório da Associação Médica da Paraíba, na Avenida Camilo de Holanda, a partir das 14h e será conduzido por médico especialista em tabagismo, nutricionista e psicólogo. As inscrições gratuitas poderão ser feitas pelos telefones: 8802-3242 e 3212-2877.