Artigos Médicos

Câncer de próstata: como devemos lembrá-lo

Publicada em 31/10/2014 às 17h

A próstata é uma glândula existente apenas no homem, responsável pela produção de parte do esperma, passando quase despercebida para aqueles mais jovens, já que suas patologias não são próprias dessa fase da vida. Nos mais maduros, é um dos principais motivos da ida ao consultório urológico, seja pelos sintomas urinários ou pela legítima preocupação diante do riscos oferecidos pelo segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino (perde apenas para o câncer de pele).

Normalmente, o câncer de próstata é uma doença silenciosa com sintomas que surgem apenas nas fases mais avançadas, as quais não permitem tratamentos com intenção curativa; por isso, a importância da consulta mesmo quando não há sintomas. É comum, em idosos, a sensação de "urina presa", jato fraco e a necessidade de acordar várias vezes à noite para urinar, mas, geralmente, essa sintomatologia relaciona-se apenas ao crescimento prostático, que é uma condição benigna do envelhecimento masculino.

Atualmente, é muito discutido no meio científico qual a melhor maneira de prevenção e rastreio para o câncer prostático. No entanto, a avaliação do especialista é ponto que não deixa dúvidas. Por isso, é fundamental a ida ao urologista para estratificação do risco e adequada seleção dos exames a serem realizados pelos pacientes que devem ser agrupados considerando fatores como idade, história familiar, raça e hábitos de vida como tabagismo.

Recomenda-se a primeira ida ao consultório urológico para este fim a partir dos 40 anos e a visita passa a ser anual, independentemente dos fatores já expostos, a partir dos 50 anos até pelo menos os 75 anos de idade. A avaliação é simples e corresponde, inicialmente, ao exame do toque retal, que permite ao médico identificar a presença de nódulos, que podem sugerir a existência da doença, além da dosagem do PSA no sangue, exame cujos resultados irão definir a necessidade de outros testes como a biópsia prostática.

Sendo assim, ressaltamos o quanto é importante para o homem maduro a ida ao urologista com a finalidade de minimizar riscos, esclarecer dúvidas e proporcionar qualidade de vida.

Thiago Costa

Thiago Costa

CRM-PB: 6560

Especialidade: Urologia

Mais artigos de Thiago Costa