A- A+

Blog da Saúde

Marmita saudável para comer bem e ainda economizar; veja as vantagens

Publicada em 07/06/2019 às 07h
Marmita saudável para comer bem e ainda economizar; veja as vantagens

Cozinhar a própria refeição e levá-la para o trabalho é uma prática adotada por inúmeros trabalhadores e na Unimed João Pessoa já faz parte da rotina de muitos colaboradores. As famosas marmitas, além de conter o alimento preferido de quem a consome, pode ser uma opção mais em conta, se comparada ao preço do cardápio nos bares e restaurantes.

A contadora Josane Cristina de Oliveira Lourenço é adepta da marmita há cerca de um ano. Segundo ela, alguns motivos a fizeram preparar o próprio almoço e levá-lo ao trabalho. “Em primeiro lugar é uma questão de economia, pois estava gastando muito com refeição”, destaca.

Como Josane e o marido fazem dieta, eles seguem uma alimentação adaptada, conforme a necessidade de cada um. O casal também seleciona produtos, em sua maioria, orgânicos e integrais.

CUIDADOS

Mesmo quem não cozinha em casa, mas compra a marmita pronta, também afirma que há algumas vantagens. Entre elas, a praticidade de não sair do local de trabalho na hora do almoço e ter mais tempo livre por não precisar cozinhar em casa. Esse é o caso do analista de sistema Gregório Ferraz, que há pelo menos quatro anos adotou essa alternativa. "Minha esposa e eu, no início, cozinhávamos a própria marmita, mas não tínhamos muito tempo livre. Agora, podemos aproveitar mais a companhia um do outro", acrescenta. O casal gosta de marmita fitness.

Para a nutricionista Paula Bacalhau, que integra a equipe do Viver Melhor, o uso de marmita é aconselhável, mas é preciso tomar alguns cuidados. "As refeições devem ser planejadas de forma que sejam nutricionalmente saudáveis e balanceadas. Tais cuidados dizem respeito ao preparo dos alimentos, armazenamento, transporte, refrigeração, aquecimento e consumo", explica.

OFICINA

Mas, preparar a própria refeição, saber compor o prato de forma a ter, no final, uma alimentação balanceada, às vezes não é tão simples. E para quem não dispensa a marmita e deseja comer de forma saudável, o Grupo Equilíbrio do Corpo, uma iniciativa de promoção da saúde da Cooperativa, vai promover a Oficina de Marmita Saudável.

A atividade é voltada para quem deseja levar suas refeições para o trabalho, faculdade ou mesmo em passeios, a fim de se alimentar de forma saudável, segura e econômica, sem excessos e equilibrada. A oficina será realizada no dia 14, das 8h às 12h, no Viver Melhor. Podem participar, gratuitamente, qualquer cliente da Unimed JP.

INSCRIÇÕES

Ficou interessado? Então veja como se inscrever:

Internetclique aqui
Telefones: 2106-0430 e 3506-8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).

Unimed JP oferece curso e oficina para mães: veja como participar

Publicada em 03/06/2019 às 07h
Unimed JP oferece curso e oficina para mães: veja como participar

A chegada de um bebê em uma família é sempre motivo de comemoração, mas também requer, de todos, cuidados especiais que garantam o bem-estar dos pequenos. Geralmente as mães são protagonistas neste zelo diário com a criança e, para deixá-las mais seguras, a Unimed João Pessoa oferece cursos e oficinas que trazem orientações importantes no cuidado com os filhos.

Para ajudar as gestantes e mães de recém-nascidos, a Unimed João Pessoa vai realizar mais uma edição do Curso de Amamentação, na próxima quinta-feira (6), das 13h às 17h30; e da Oficina de Cuidados com o Bebê (13), das 14h às 17h, no Viver Melhor. Se você ficou interessada, ainda dá tempo de participar. As inscrições estão abertas e podem ser feita pela internet, telefone ou presencialmente (confira abaixo como fazer).

SOBRE AS ATIVIDADES

As duas atividades fazem parte da progrmação do Grupo de Educação em Saúde (GES) Mãe e Bebê, iniciativa da Unimed JP que orienta grávidas para uma gestação saudável e para os cuidados com o recém-nacido.


CURSO

O Curso de Amamentação, que ocorrerá no dia 6 de junho, 13h às 17h30, é voltado para as clientes da Unimed JP gestantes, puérperas e lactantes. É permitido um acompanhante. Durante o encontro, vão ser abordado temas como os aspectos emocionais da amamentação. Quer saber mais sobre o curso? Então clique aqui.

OFICINA

A Oficina Cuidados com o Bebê será realizada no dia 13 de junho, das 14h às 17h, e o público-alvo são as e clientes gestantes, com direito a um acompanhante. A oficina traz informações sobre os  primeiros cuidados com a criança, utilizando técnicas de forma lúdica. Para saber mais clique aqui.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Internet clique aqui
Telefones: 2106-0430 e 3506-8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).

O que você previne quando deixa de fumar; confira algumas orientações

Publicada em 31/05/2019 às 07h
O que você previne quando deixa de fumar; confira algumas orientações

Vários fatores podem levar uma pessoa a começar a fumar. A curiosidade, o fácil acesso, a influência de conhecidos e até uma ilusão de status são alguns deles. Mas há muito mais motivos para abandonar esse hábito ou, se você nunca fumou, para nem chegar perto da primeira tragada. Quer saber quais são?

Em alusão do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31 de maio), reunimos alguns dos principais argumentos para ficar longe desse vício:

Não fumar ajuda na prevenção de aproximadamente 50 doenças.

Entre elas estão vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.

 

Justamente por isso, a expectativa de vida de quem não fuma é muito maior do que a de um fumante.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, e a redução no risco das doenças citadas impacta diretamente na longevidade. Quanto antes o indivíduo parar de fumar, maior será a sua expectativa de vida, podendo chegar a até dez anos de diferença.

 

Os benefícios de parar de fumar podem ser sentidos logo nos primeiros momentos sem cigarro.

Em questão de horas, não há mais nicotina no sangue, a pressão e o nível de oxigênio no sangue se normalizam, e logo nos primeiros dias os aromas e sabores dos alimentos podem ser melhor percebidos. Com o passar dos dias, melhora a circulação, a fadiga e a falta de ar. E os riscos de doenças cardíacas e de câncer de pulmão podem cair pela metade nos primeiros anos.

 

Não fumar beneficia também a saúde daqueles à sua volta.

A inalação involuntária à fumaça do cigarro expõe o indivíduo a uma mistura de mais de 4 mil compostos químicos que podem provocar, entre outras consequências, problemas respiratórios e cardíacos, além de boa parte desses componentes serem cancerígenos. Vale lembrar que o fumo passivo é especialmente mais nocivo a crianças e idosos, que têm o sistema imunológico mais frágil.

Melhora também a saúde do bolso.

Quem deixa de fumar um maço por dia (20 cigarros) pode economizar cerca de R$ 150 por mês. Ao final de um ano, a economia é de R$ 1,8 mil.

 

Existem muitos serviços de apoio para auxiliar o fumante a abandonar o vício.

Você não está sozinho. Ministério da Saúde, estados, municípios, ONGs e serviços privados têm programas para tratamento do tabagismo, que geralmente incluem avaliações individuais e sessões em grupo, para receber orientações e estímulos positivos que ajudam em todo o processo de superação do vício.

 

INSPIRE SAÚDE

Para de fumar não é fácil. Para ajudar os clientes  a largarem esse mau hábito e ganhar mais saúde e qualidade de vida, a Unimed João Pessoa oferece um importante aliado: o Grupo Inspire Saúde, uma iniciativa do Setor de Promoção de Saúde da Cooperativa.

O grupo conta orientações importantes para conscientizar os clientes a deixar de fumar e, assim, prevenir riscos de doenças relacionadas ao tabagismo. As atividades são realizadas em grupo no Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).

Ao todo, os integrantes participam de cinco encontros. O trabalho é conduzido por uma equipe interdisciplinar, formada por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeira e nutricionista.

Quer saber mais  sobre o grupo Inspire Saúde? Clique aqui. Para mais informações, ligue 2106-0430 e 3506- 8700.


Com informações da Unimed do Brasil

Unimed João Pessoa abre inscrições para turmas do Grupo Mãe e Bebê

Publicada em 29/05/2019 às 07h
Unimed João Pessoa abre inscrições para turmas do Grupo Mãe e Bebê

A gestação é um momento único na vida da mulher e envolve toda a família. A chegada do bebê traz muitas expectativas, alegrias e, é claro, uma série de mudanças. Independentemente do número de filhos que tenha, cada gravidez é única e traz preocupações específicas que podem refletir no trabalho de parto e na integração do novo membro à família.

Com o objetivo de acompanhar a cliente gestante, deixando-a tranquila e segura nessa fase da vida, a Unimed João Pessoa oferece gratuitamente o Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê. Durante vários encontros, uma equipe interdisciplinar aborda, em cursos e oficinas, assuntos que abrangem desde a gestação à amamentação, incluindo, os cuidados com o bebê. O grupo é voltado para clientes grávidas, puérperas e lactantes. Em algumas reuniões, é possível levar um acompanhante (esposo ou outro familiar).

INSCRIÇÕES

O Grupo Mãe e Bebê está com inscrições abertas para novas turmas. Estão sendo disponibilizados horários pela manhã e à noite. Cabe ao cliente escolher o que melhor se adéque à sua rotina. O grupo diurno terá uma nova turma no dia 3 de julho - com seis encontros - das 8h às 12h.  Já o noturno será iniciado no dia 25 de julho, das 18h às 22h - com cinco encontros. Todas as atividades ocorrem no Viver Melhor, na Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre, próximo à sede da Unimed JP.

As inscrições podem ser feitas no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), mas CLIQUE AQUI  e vá direto à página. A pessoa interessada ainda pode garantir a sua vaga pelos telefones 2106-0430 e 3506-8700 ou no próprio Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre). Ao se inscrever, a cliente deve marcar a opção "manhã" ou "noite"; feito isso, participará de todos os encontros no horário escolhido.

Unimed João Pessoa cria grupo para ajudar clientes a deixar o tabagismo

Publicada em 15/05/2019 às 07h
Unimed João Pessoa cria grupo para ajudar clientes a deixar o tabagismo

A saúde e qualidade de vida se adquirem através de uma alimentação balanceada, prática regular de exercício físico e um estilo de vida equilibrado. Mas, há alguns hábitos que desestabilizam o organismo, provocando muitos males. Um deles é fumar. O tabaco é um dos principais inimigos da saúde. Seus efeitos negativos são tantos que prejudicam até mesmo os fumantes passivos.


Para ajudar os clientes que desejam parar de fumar, a Unimed João Pessoa vai oferecer a partir deste mês um importante apoio: o Inspire Saúde. A primeira turma terá início no dia 28, das 8h às 9h30, no Viver Melhor. As inscrições para participar da atividade já podem ser feitas gratuitamente (confira abaixo).

ENCONTRO

Os encontros são voltados, exclusivamente, para os clientes da Cooperativa. As orientações serão transmitidas por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo, enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta.

As aulas são teóricas e práticas, com inserções de dinâmicas de grupo. Na programação dessa primeira turma serão abordados assuntos como os benefícios para quem deixou o tabagismo, mudança de hábitos alimentares e exercícios respiratórios. Durante o acompanhamento em grupo, experiências serão compartilhadas entre os participantes e os profissionais.

INSCREVA-SE!

As inscrições podem ser feitas de forma online, presencialmente ou por telefone:

Internet: clique aqui.
Telefones: 2106-0430 / 3506- 8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)

BENEFÍCIOS

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, substância presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco causa dependência, além de ser um fator de risco para cerca de 50 doenças segundo o Ministério da Saúde. Veja alguns benefícios para quem para de fumar:
 

  • Após 8 horas sem fumar o nível de oxigênio no sangue se normaliza
  • Após 3 semanas sem fumar é observada melhora na respiração e circulação sanguínea
  • Após 1 ano sem fumar o risco de morte por infarto já diminuiu pela metade