A- A+

Blog da Saúde

Jampa Saúde será realizado na Praia de Tambaú neste sábado; participe!

Publicada em 18/01/2019 às 07h
Jampa Saúde será realizado na Praia de Tambaú neste sábado; participe!

O Jampa Saúde, projeto da Unimed João Pessoa que incentiva a população a praticar atividade física, estará neste sábado (19) na Praia de Tambaú, em frente ao Edifício Solar do Atlântico. Das 6h às 8h, os participantes vão poder contar com treino funcional e serviços de saúde, gratuitamente.

Manaíra será a última praia “visitada” no Projeto Jampa Verão. A partir do dia 2, o projeto volta, aos sábados, ao local fixo na Praia do Cabo Branco, no final da Avenida Beira-Rio, onde também ocorre às terças e quintas: Qualquer pessoa pode participar, mesmo que não seja cliente.


Durante os sábados deste mês de janeiro, o Jampa Saúde está sendo realizado em vários pontos da orla de João Pessoa. Os locais escolhidos para a atividades foram Tambaú, Bessa e Manaíra. Mesmo quem não é cliente da Cooperativa, pode participar.

SOBRE O PROJETO

O Jampa Saúde oferece, gratuitamente, à população treino funcional, aula de zumba e serviços de saúde.O projeto acontece três vezes por semana: as terças e quintas, das 17h às 19h30; e aos sábados, das 6h às 8h, sempre na Praia do Cabo Branco. 

O treino funcional são acompanhados por profissionais de educação física, que orientam os praticantes e fazem o teste de Índice de Massa Corpórea (IMC). Já os serviços de saúde, que inclui teste de glicemia e verificação de pressão arterial, são realizados por enfermeiros da Cooperativa. O Jampa é organizado pelo setor de Promoção da Cooperativa.

Para saber mais sobre o Jampa Saúde, acesse aqui.

Jampa Saúde será no Bessa no próximo sábado; veja como participar

Publicada em 09/01/2019 às 07h
Jampa Saúde será no Bessa no próximo sábado; veja como participar

No próximo sábado (12) tem Jampa Saúde Verão na Praia do Bessa, nas proximidades do Bessa Grill, das 6h às 8h. No local, serão oferecidos, gratuitamente, treino funcional e serviços de saúde (teste de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação de IMC).

Este mês de janeiro, o Jampa Saúde está sendo realizado aos sábados em pontos diferentes da orla, aproveitando as férias e o verão para divulgar o projeto da Unimed Joãoa Pessoa, que tem a finalidade de incentivar a prática de atividades físicas. Mesmo quem não é cliente pode participar.

Mas, atenção: as terças e quintas, as atividades do Jampa Saúde continuam, normalmente, no final da tarde, na Praia do Cabo Branco (altura do final da Avenida Beira-Rio), das 17h às 19h30.

DIAS E LOCAIS

Confira onde serão realizadas as próximas atividades do Jampa Saúde Verão.

Dia 12: Avenida Arthur Monteiro de Paiva (próximo ao Bessa Beach, no Bessa)

Dia 19: Avenida Almirante Tamandaré (em frente ao Edifício Solar do Atlântico, em Tambaú)

Dia 26: Avenida João Maurício (logo após o MAG Shopping, em Manaíra)

 

REGULARIDADE

Regularmente, o Jampa Saúde é realizado na Praia do Cabo Branco, na altura da Avenida Beira Rio, as terça e quintas (das 17h às 19h30) e aos sábados (das 6h às 8h). A finalidade é estimular as pessoas a praticarem atividade física e a adotar hábitos saudáveis, disponibilizando treinamento funcional e aulas de zumba, gratuitamente, além de serviços de saúde (teste de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação de IMC). Qualquer pessoa pode participar, mesmo que não seja cliente.

O treinamento funcional é acompanhado e orientado por professores de educação física. Já os serviços de saúde são realizados por uma equipe de profissionais do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa, área que organiza esse projeto.

Jampa Saúde terá recesso por causa das festividade de Natal e Ano Novo

Publicada em 24/12/2018 às 07h
Jampa Saúde terá recesso por causa das festividade de Natal e Ano Novo

O Jampa Saúde, projeto da Unimed JP que oferece atividades físicas gratuitamente na Praia do Cabo Branco, entrará em recesso por causa das festividades de fim de ano. As pausas nas atividades serão nos dias 25, 27 e 29 de dezembro e em primeiro de janeiro. O projeto retornará, normalmente, no dia 3 de janeiro.

A finalidade do Jampa Saúde é estimular as pessoas a praticarem exercícios físicos e a desenvolverem hábitos mais saudáveis. Além de treinamento funcional e zumba, são disponibilizados serviços de saúde, como verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

O treinamento é acompanhado e orientado por professores de educação física. Já os serviços de saúde são realizados por uma equipe de profissionais do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa, área que organiza esse movimento.Todas as pessoas podem participar, mesmo quem não é cliente da Unimed JP.

DIAS E HORÁRIOS
           
O Jampa Saúde é realizado três vezes por semana: às terças e quintas, das 17h às 19h30; e aos sábados, das 6h às 8h, na Praia do Cabo Branco, na altura do final da Avenida Beira-Rio.
 

Descubra como aproveitar ainda mais os dias de verão; siga as orientações

Publicada em 12/12/2018 às 16h
Descubra como aproveitar ainda mais os dias de verão; siga as orientações

Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor e passar protetor solar antes de sair de casa, repassando a cada duas horas, principalmente se for à praia. Essas foram as principais orientações dadas pelo dermatologista, Otávio Sérgio Lopes, médico cooperado da Unimed João Pessoa, no Papo Saúde. O programa abordou o tema Saúde no Verão e foi transmitido pelo Facebook da Cooperativa.

“Apenas 10 minutos de exposição ao sol, entre 9h e 15h, já é suficiente para provocar uma irritação na pele de uma pessoa”, disse o médico, alertando para a radiação solar e suas consequências. Além dessas orientações, o médico deu várias dicas importantes para que as pessoas possam aproveitar a estação mais quente do ano com saúde e qualidade de vida.

O especialista falou sobre os cuidados com as crianças durante o verão, fez recomendações importantes sobre medidas para se proteger do sol (uso de boné, guarda-sol, camisas). Ele aproveitou o espaço para orientar sobre como proteger os cabelos da radiação, a importância da hidratação nas altas temperaturas, o cuidado com a alimentação, entre outras informações.

Perdeu o programa e quer saber as dicas do dermatologista para aproveitar o verão? Assista aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE

Levar mais saúde e qualidade de vida às pessoas por meio de informações.Esse é o objetivo do Papo Saúde. O programa é produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa e realizado uma vez no mês.

 

Rir ajuda na prevenção de doenças do coração; entenda como isso funciona

Publicada em 12/12/2018 às 07h
Rir ajuda na prevenção de doenças do coração; entenda como isso funciona

Você já deve ter escutado a expressão “rir é o melhor remédio”. E saiba que, ao que indicam estudos internacionais, esse ditado popular pode estar cheio de verdades. A risada ou a gargalhada é capaz de alterar o humor até mesmo de quem estiver ao seu lado.

Quando estamos diante de situações desagradáveis que geram estresse, sofrimento, raiva, desespero, medo, mal humor ou qualquer outro sentimento ruim, há um desequilíbrio na energia vital. Isso ocorre porque corpo e mente estão interligados e os estados emocionais negativos geram energia negativa, ocasionando um desequilíbrio psicossomático.

Para ajudar na reversão desses sentimentos, uma das saídas é o riso, que provoca sensações de prazer e bem-estar ao cérebro e organismo. Estudos revelam que o riso diminui os níveis dos hormônios do estresse, reduz a inflamação nas artérias e aumenta o "bom" colesterol.

BENEFÍCIOS

Veja o que mais o riso pode fazer por você:

  • Ajuda a relaxar o corpo e a mente
  • Contribui para o fortalecimento das defesas orgânicas
  • Melhora a circulação e a pressão arterial
  • Ajuda a diminuir a frequência cardíaca
  • Reduz o risco de ataque cardíaco e derrame
  • Ativa a liberação de substâncias que combatem o estresse
  • Libera neurotransmissores do bem-estar - dopamina, endorfina e serotonina

 

Com informações da Unimed do Brasil