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Blog da Saúde

Veja como você pode armazenar de forma correta os seus medicamentos

Publicada em 06/08/2019 às 07h
Veja como você pode armazenar de forma correta os seus medicamentos

Difícil encontrar uma família que não tenha sempre à mão aquela farmacinha com remédios para uso em casos de emergência. Mas mesmo medicamentos considerados simples, indicados para aliviar dor ou febre, precisam de atenção no momento do armazenamento. Se acondicionados de forma inadequada, eles podem perder a eficácia ou até estragarem antes mesmo de vencer. Isso porque condições de umidade, luz e temperatura do local podem interferir na fórmula do remédio e na sua eficácia.

Por outro lado, quem toma medicamentos de uso contínuo sabe da necessidade da organização para não tomar remédios em dosagens e horários trocados. Afinal, há indicação de medicação a ser administrada uma vez ao dia, a cada seis, oito ou 12 horas. Por isso saber onde guardar cada um deles é fundamental para não colocar a saúde em risco.

ORGANIZAÇÃO

Para deixar os remédios em ordem na sua ‘farmácia pessoal’, o Ministério da Saúde elaborou e disponibilizou dicas essenciais que farão toda a diferença na conservação e no uso correto dos medicamentos:

  • Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim. Pode ser numa caixa organizadora ou mesmo num espaço só para eles no armário. Evite guardá-los com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos
  • Coloque na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação do profissional de saúde. Não acondicione remédios na porta da geladeira, onde sofre mais alterações de temperatura
  • Se você costuma usar o porta-comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para no máximo 24 horas. Os recipientes devem ser cuidadosamente limpos, secos e identificados com os nomes dos remédios
  • Não divida os comprimidos sem marcação e não abra aqueles que são revestidos por cápsulas
  • Se você comprar um medicamento em blister, comece a usá-lo pela parte que não contém o nome do medicamento na parte de trás, para facilitar a identificação
  • Não triture a medicação e evite consumi-la com sucos, chás ou leites que podem até impedir a absorção adequada do princípio ativo. Acostume-se a tomá-lo apenas com água
  • O armazenamento de medicamentos deve ser individualizado para evitar erros e trocas com remédios de outras pessoas
  • Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento.
  • Manuseie os medicamentos em lugares claros. Nomeie as embalagens, e leia o nome antes de tomá-los, para evitar trocas
  • Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez
  • Mantenha os remédios nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade
  • Observe frequentemente a data da validade e nunca tome medicamentos vencidos
  • Consulte um farmacêutico caso observe qualquer mudança no remédio, como cor, mancha ou cheiro
  • Utilize preferencialmente o medidor que acompanha o medicamento. Lave-o logo após o uso
  • Guarde os medicamentos suspensos ou de tratamentos antigos em local separado dos remédios em uso
  • Não passe o bico do tubo do medicamento em feridas ou na pele quando usar pomadas. Você pode contaminá-lo
  • Mantenha a receita médica junto aos medicamentos, para tirar possíveis dúvidas quanto ao uso
  • Faça o descarte correto do medicamento. Hoje em dia, as farmácias já possuem lixeiras especiais para receber medicamentos, sprays e outras substâncias farmacêuticas vencidas
  • Lembre-se: a automedicação é perigosa e pode levar ao agravamento de alguma doença. Em caso de dúvidas, procure o médico ou o posto de saúde mais próximo
     

LISTA VISÍVEL

Quando são administrados vários remédios de uma só vez ou mesmo em horários determinados, é preciso manter a atenção. Para evitar a troca de horários, tomar uma dosagem maior ou menor do que a recomendada pelo médico ou mesmo esquecer de tomar algum deles, anote os nomes, os horários a serem administrados e o tempo de uso, e deixe num local de destaque da casa. Deixe essas informações na caixa dos remédios também para se certificar que irá tomar a medicação correta

 

Unimed João Pessoa ajuda cliente na luta contra o tabagismo

Publicada em 01/08/2019 às 07h
Unimed João Pessoa ajuda cliente na luta contra o tabagismo

Quem fuma sabe que parar não é assim tão simples. E pensando em ajudar os clientes a largar esse hábito, a Unimed João Pessoa oferece o Grupo Inspire Saúde, uma iniciativa de promoção da saúde da Cooperativa, que tem como objetivo ajudar na luta contra o tabagismo, a principal causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o cliente que deseja largar de vez o tabagismo e ganhar mais qualidade de vida, ainda pode se inscreve para a nova turma do Grupo Inspire Saúde, que vai começar na próxima terça-feira, dia 6, no Viver Melhor.

Periodicamente são abertas novas turmas. Os participantes contam com cinco encontros e, em cada um, as orientações são transmitidas por uma equipe interdisciplinar, formada por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeira e nutricionista. 

INSCREVA-SE


A inscrição no Inspire Saúde é totalmente gratuita e pode ser feita no Portal Unimed João Pessoa, acessando o Canal Viver Melhor. Se preferir clique aqui, se inscreva e saiba mais sobre o grupo. Outra opção é pelos telefones 2106-0430/3506-8700 e presencialmente no Viver Melhor, Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre.


 

 

Veja os motivos que vão fazer você tomar mais água a partir agora

Publicada em 30/07/2019 às 07h
Veja os motivos que vão fazer você tomar mais água a partir agora

Bebida indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, a água está presente na rotina alimentar de todas as pessoas. Além de transportar nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos, o líquido também ajuda a regular a temperatura do organismo e a eliminar toxinas por meio da urina, lubrifica articulações, favorece o funcionamento do intestino e tem papel essencial nos processos fisiológicos, como a digestão.

A água representa cerca de 60% do peso de um adulto e, nos bebês, a proporção é maior, chegando a 70%. Como a perda de fluídos ocorre de forma contínua e naturalmente por meio do suor, da urina e das fezes e o corpo humano não tem a capacidade de armazenar água, é preciso substituir essas perdas para manter a saúde em dia. Quando a ingestão não é proporcional ao que é eliminado ao longo do dia, pode ocorrer a desidratação.

É corriqueiro ouvir a recomendação para o consumo médio de oito copos de 250 mililitros por dia, o equivalente a dois litros, mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal de água varia conforme o peso corporal e outros fatores, como as atividades realizadas. Para um homem de 70 quilos, a indicação é de 2,5 litros; já para uma mulher de 58 quilos, é de 2,2 litros.

O líquido é um importante aliado para manter o corpo hidratado, principalmente nos dias mais quentes. Mas, nem todas as pessoas sentem a necessidade de tomar água com frequência. Então, a melhor medida é ter sempre uma garrafa à mão. Conheça alguns motivos que certamente farão você não esquecer de garantir esse benefício para o seu organismo.

 

É ALIADO AO EMAGRECIMENTO

O consumo regular de água coloca os rins para trabalhar e realizar sua função de eliminar toxinas. O líquido natural também favorece a sensação de saciedade e não tem nenhuma caloria. Dessa forma, é um importante aliado para o emagrecimento. Além disso, a ingestão contínua mantém o metabolismo em constante movimento. Se consumida antes das refeições, pode auxiliar na diminuição do apetite.

 

 

 

FAVORECE A APARÊNCIA DA PELE

Como a água promove a revitalização das células e das mucosas, o processo de hidratação vem de dentro para fora e atinge também a pele. A desidratação faz com que ela fique com uma característica mais ressecada e até descascada. Até a elasticidade da pele pode mudar quando falta água no organismo.

 

 

MELHORA A ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES

As vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e C, por exemplo, precisam de uma forcinha da água para que sejam absorvidas pelo organismo. Além disso, de maneira geral, como o sangue leva os nutrientes para as células, o consumo regular de água permite que ele tenha o volume ideal para realizar essa função.

 

 

DESINTOXICA O ORGANISMO

A água mineral pura é o principal aliado para desintoxicar o organismo. Seu consumo intensificado favorece a eliminação de toxinas, como as que são produzidas naturalmente pelos radicais livres e também por fatores externos, como a poluição ou ainda pela má alimentação. Além de estimular o funcionamento dos rins e com isso prevenir infecções urinárias, a água favorece o trânsito intestinal e pode combater constipação. Resumindo: promove uma verdadeira faxina no corpo humano.

 

 

AJUDA A CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos demonstrou que a água sem nenhum aditivo ajuda a controlar a pressão arterial. Isso porque ela determina a densidade do sangue. A falta de água pode levar ao fechamento de capilares sanguíneos e, consequentemente, ao aumento de pressão nas artérias.

 

 

 

Com informações da Unimed do Brasil

Cuidados contribuem para uma gestação saudável após os 35 anos

Publicada em 22/07/2019 às 07h
Cuidados contribuem para uma gestação saudável após os 35 anos

Muitos casais optam por ter filhos mais tarde, e a idade é um fator que faz a diferença para a gestante. A idade da mulher pode ser um dificultador nos processos da concepção, gestação e parto, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologista e Obstetrícia (Febrasgo), já que o óvulo envelhece à medida que a mulher vai ficando mais velha também.

Ou seja, a partir dos 30 anos, a taxa de fertilidade começa a cair. A partir dos 35 anos, esse processo acelera e a mulher pode começar a sentir dificuldades para engravidar, e os riscos de aborto espontâneo e de o bebê nascer com algum tipo de má formação também aumentam.


Mas isso não é motivo para alarde, afinal, são incontáveis as mulheres que engravidam de forma natural após os 35 e até aos 40 anos. Se você faz parte do time que cuida da saúde, faz atividade física e tem uma alimentação saudável e sem vícios, já ganha pontos tanto para facilitar uma gravidez e, principalmente, para levar a gestação adiante.

Ou seja, a opção de postergar a maternidade pode ser necessária, mas manter-se atenta e buscar uma gestação tão logo seja possível, tende a minimizar dificuldades e estresse futuros.

  • Gravidez tardia saudável

Cuidar da saúde e contar sempre com a orientação médica são fatores fundamentais para levar mais tranquilidade a essa gestação.

  •  Consulta pré-concepcional

Tão logo o desejo de engravidar apareça e as condições sejam propícias, a primeira atitude a se tomar deve ser procurar um médico ginecologista, para fazer um bom planejamento da gravidez. Afinal, segundo os especialistas, o pré-natal deve começar antes mesmo de a mulher engravidar, com uma consulta pré-concepcional.
Nessa consulta, o ideal é que o casal compareça, pois ela poderá servir principalmente para conhecer o histórico de saúde dos dois, permitindo acompanhar melhor a futura gestante e o bebê que estará a caminho.

  • Investigação com exames são fundamentais

Alterações como colesterol e triglicérides altos, diabetes e hipertensão não costumam ser impeditivas para a gestação, mas será fundamental controlar a doença antes de engravidar, tanto para melhorar a fertilidade como para ter uma gestação mais tranquila e um bebê saudável.
Também é importante que doenças infecciosas sejam tratadas ou prevenidas antes da concepção. Sendo assim, uma série de exames para detecção dessas enfermidades geralmente é solicitada pelo médico antes de se tentar engravidar. Um hemograma completo, por exemplo, ainda é capaz de avaliar graus de anemia e permitir tratá-la, e exames de ultrassonografia também podem ser importantes para afastar alterações que possam dificultar a concepção.

  • Dieta e suplementação

Você não precisa esperar engravidar para fazer a suplementação com ácido fólico, importante para prevenir alterações do tubo neural do feto. A suplementação sob prescrição e orientação médica é recomendada três meses antes de você tentar engravidar.

Com informações da Unimed do Brasil

Confira dicas para cuidar da saúde durante o período de inverno

Publicada em 18/07/2019 às 07h
Confira dicas para cuidar da saúde durante o período de inverno


Basta que o frio chegue para que alguns problemas de saúde comecem a se manifestar. No inverno, além dos termômetros estarem comumente em queda, o tempo seco, o aumento dos índices de poluição e as mudanças bruscas de temperatura são inimigos até de quem não tem nenhuma doença crônica.


Não são apenas os corriqueiros resfriados que costumam atrapalhar o dia a dia das pessoas nessa época do ano. Doenças respiratórias e cardiovasculares surgem com maior frequência. A pele também é afetada e dá motivo para buscar atendimento médico.


Agir preventivamente é essencial para combater as doenças de inverno. De maneira geral, os especialistas recomendam ter uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, não esquecer de ingerir água mesmo sem que a sede se manifeste, manter-se agasalhado e praticar atividade física regularmente.


CUIDE-SE

Conheça melhor os principais riscos à saúde e veja o que é possível fazer para se cuidar nesses meses mais gelados:

  • Doenças respiratórias

Gripes e resfriados costumam aparecer mais nessa época. É quando as pessoas se concentram mais em ambientes fechados, o que favorece a circulação de vírus, entre eles, o Influenza. O que pode parecer algo simples de se tratar, pode evoluir para problemas mais graves, como a pneumonia. Além de se vacinar contra a gripe anualmente, sobretudo as populações de risco (como idosos e crianças pequenas), alguns cuidados são recomendados pelos médicos. O mais comum e simples de se praticar é lavar as mãos frequentemente, sobretudo após tocar em corrimões, maçanetas, catracas e outros objetos em que muitas pessoas costumam segurar, pois o vírus permanece vivo por até 10 horas.
Apesar de não ser transmissível, a rinite alérgica também costuma incomodar bastante no inverno devido ao aumento de poeira e da poluição. Cuidados preventivos, como lavar o nariz com soro diversas vezes ao dia e evitar contato com agentes das causas alérgicas, por exemplo, o pó que se acumula dentro de casa, são essenciais.

  • Doenças cardiovasculares

As baixas temperaturas favorecem a contração dos vasos sanguíneos, que é a chamada de vasoconstrição. Com a dificuldade da circulação sanguínea e da chegada do sangue ao coração, podem ocorrer a angina, que é caracterizada por dor torácica, e o infarto. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, os índices de infarto aumentam até 30% nos dias mais gelados.

A exposição ao frio também faz aumentar a pressão arterial e as concentrações de fibrinogênio, que estão relacionados à trombose. Pacientes portadores de aterosclerose, precisam de cuidado redobrado. Manter a pressão arterial sob controle, tomar água frequentemente, se exercitar com regularidade e manter-se bem agasalhado são orientações importantes para prevenir esses problemas.

  • Doenças dermatológicas

Não é apenas ressecamento que o frio causa à pele. Algumas doenças dermatológicas costumam incomodar no inverno. É o caso da dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. A temperatura quente do chuveiro faz as glândulas sebáceas da pele produzirem mais oleosidade e, consequentemente, surgem a coceira e a caspa. As indicações médicas para combater o problema são lavar o cabelo diariamente e com água morna. É comum, ainda, a dermatite atópica, caracterizada por coceira, vermelhidão e descamação da pele. Banho morno e o uso regular de hidratante podem preveni-la.

Com informações da Unimed do Brasil