A- A+

Blog da Saúde

Como quebrar os mitos e tabus da sexualidade na terceira idade?

Publicada em 21/06/2019 às 07h
Como quebrar os mitos e tabus da sexualidade na terceira idade?

Apesar dos mitos e tabus, a sexualidade na terceira idade deve ser vista como algo natural. Mas para vivê-la plenamente é preciso mais do que nunca entender as mudanças do corpo e saber conviver tranquilamente com essa nova fase da vida.

Quando envelhecemos, o organismo deixa de produzir determinados hormônios que interferem no desempenho sexual do homem e da mulher. Além disso, fatores externos como a aparência e até aspectos sociais interferem na sexualidade do idoso.

Por isso, é preciso entender as mudanças fisiológicas, os aspectos psicológicos e adaptar-se a esse novo ciclo do ser humano.

"Com a chegada da menopausa, na mulher, e da andropausa,  no homem, se faz necessário cuidar da parte fisiológica, como também é fundamental buscar ajuda psicológica,  porque há fatores que podem levar ao isolamento, a uma baixa autoestima, achar que não é mais homem e não é mais mulher", explicou a psicóloga Abigail Lopes, que integra a equipe do Viver Melhor, da Unimed João Pessoa.

O que muita gente não sabe é que o sexo na terceira idade pode ser igualmente prazeroso, desde que o casal idoso saiba como buscar a felicidade e a satisfação no momento de intimidade. " O prazer sexual não acontece apenas com a penetração. O carinho, o toque, praticas sexuais prazerosas, podem levar ao orgasmo, sempre respeitando o desejo um do outro", completou Abigail.

OFICINA

Para tentar construir uma nova consciência no idoso com relação a esse assunto, o Grupo 60 + feliz está realizando no dia 1º de julho, de 8h às 12h, a Oficina Saúde e Sexualidade na Terceira Idade. Podem participar, gratuitamente, clientes da Unimed JP com 60 anos ou mais.

O Grupo 60 + Feliz faz é uma iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa que realiza encontros e atividades para os clientes com  60 anos ou mais. Para conhecer mais esse e outros grupos, basta acessar o Portal Unimed JP (https://www.unimedjp.com.br/) e clicar na aba Viver Melhor ou acessar a página AQUI.

Os encontros ocorrem no Viver Melhor e as inscrições já estão abertas. Veja como fazê-la:

Internet:

 www.unimedjp.com.br/viver-melhor (se preferia Clique Aqui)

Telefones:

 2106-0430 / 3506-8700

Presencialmente:

Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)

ORIENTAÇÕES

Confira algumas orientações para manter a satisfação sexual na terceira idade

  • Adotar a auto-estimulação antes do ato sexual.
  • Não esquecer as consultas periódicas ao ginecologista e urologista.
  • Incentivar a atividade física.
  • Estimular a alimentação equilibrada.
  • Adotar medidas para diminuir o estresse e a ansiedade.
  • Dialogar sobre as adaptações sexuais.