A- A+

Blog da Saúde

Unimed JP disponibiliza telefone para esclarecer dúvida sobre coronavírus

Publicada em 19/03/2020 às 16h
Unimed JP disponibiliza telefone para esclarecer dúvida sobre coronavírus

A Unimed João Pessoa disponibilizou um canal para esclarecer qualquer dúvida sobre o coronavírus, causador da Covid-19: a Central de Atendimento Coronavírus. O telefone é o 2106-0630, que funciona das 7h às 19h, de domingo a domingo.

Na Central, é possível obter informações de uma equipe capacitada sobre a doença, a exemplo de como proceder em caso de surgimento de sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar; quando solicitar exame para diagnóstico do coronavírus; e quais unidades são disponibilizadas para atendimento.  

CLIENTE

Quando um cliente Unimed JP telefonar para a Central, é importante que esteja com a carteira do plano de saúde em mãos. Ela será necessária para identificar o beneficiário e ter acesso ao histórico de saúde dele.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Desde as primeiras notícias divulgadas sobre o coronavírus na China, a Unimed João Pessoa vem tomando medidas de prevenção e combate à doença baseadas nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Cooperativa adotou um plano de contigência no Hospital Alberto Urquiza Wanderley para otimizar o fluxo de atendimento; isolou áreas do hospital para receber possíveis casos da Covid-19; alterou o cronograma de cirurgias eletivas, e orientou os colaboradores de todas as unidades da Cooperativa sobre os procedimentos de prevenção e atendimeto sobre a doença.

 

Unimed JP suspende atividades do Jampa e de grupos de educação

Publicada em 19/03/2020 às 14h
Unimed JP suspende atividades do Jampa e de grupos de educação

A Unimed João Pessoa decidiu suspender temporariamente as atividades de promoção da saúde realizadas pelo Viver Melhor, onde são atendidos grupos de educação voltados para clientes, principalmente idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. As oficinas, cursos e workshops foram cancelados.

Também estão suspensas, a partir desta quinta-feira (19), as atividades do Jampa Saúde, projeto da Cooperativa realizado às terças quintas e sábados, na Praia do Cabo Branco (altura da Avenida Beira Rio) e que estimula a prática de atividade física regular. Assim que for possível, as aulas de Ritbox, Treino Funcional e os serviços de saúde serão retomadas.

A medida segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e têm a finalidade de evitar aglomerações e, assim, prevenir o contágio pelo coronavírus (Covid-19). Com a decisão, a Unimed JP busca levar mais segurança e bem-estar aos clientes, profissionais de saúde e o público em geral.

 

Hospitais da Unimed JP mudam regras de visita para proteger pacientes

Publicada em 19/03/2020 às 07h
Hospitais da Unimed JP mudam regras de visita para proteger pacientes

Os Hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas, recurso próprio da Unimed João Pessoa, mudaram as regras para visitas. A medida faz parte do plano de ação de combate ao coronavírus (Covid-19) que a Cooperativa implantou em todas as suas unidades.

A decisão visa prevenir o contágio e ajudar a conter o coronavírus. O horário de visitas passa a ser das 14h às 18h para apartamentos e suítes. Nesses locais será permitido apenas o acompanhante e um visitante no horário estabelecido. A troca do acompanhante será sempre feita uma vez por dia, no período da manhã.

Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) será permitida apenas uma visita por dia, sem troca. Confira abaixo as unidades e respectivos horários.

HORÁRIO DE VISTA NAS UTIs

UTI Pediátrica, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin)- Apenas o acompanhante

UTI Geral – 15h às 15h30

UTI Clínica – 16h às 16h30

UTI Pós-operatório – 16h30 às 17h

UTI Coronária – 17h às 17h30s

CIRURGIAS E EXAMES DE DIAGNÓSTICO

As cirurgias eletivas não estão mais sendo agendadas no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. As que já haviam sido marcadas até o final do mês serão realizadas. Cirurgias de urgência e partos continuam ocorrendo. Essa medida acontece para que leitos de internação e de UTI possam estar liberados caso sejam necessários para atender pacientes com a Covid-19.

Os exames de diagnóstico por imagem só vão ser realizados para pacientes internados ou que estejam em atendimento na Urgência e Emergência. Essas medidas poderão sofrer alteração a qualquer momento, para garantir o bem-estar de todos.

 

Consultas, exames e cirurgias só em casos de urgência, orienta a ANS

Publicada em 17/03/2020 às 15h
Consultas, exames e cirurgias só em casos de urgência, orienta a ANS

A fim de liberar leitos para pacientes infectados pelo novo Coronavírus, bem como evitar que pessoas saudáveis frequentem unidades de saúde e possam vir a se contaminar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orienta que consultas, exames ou cirurgias que não se enquadrem em casos de urgência e emergência sejam adiadas. 

A ANS destaca a importância do isolamento social e da adoção de formas de comunicação à distância para que o processo de contaminação desacelere. Dessa forma, a ANS orienta que o beneficiário evite circular pelas ruas e se dirigir a unidades de saúde se não houver necessidade, dando preferência a se aconselhar com seu médico ou fazer contato com sua operadora por telefone ou usando outras tecnologias que possibilitem, de forma não presencial, a troca de informações para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Para saber mais sobre esse tema, consulte o Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde

A ANS ressalta ainda que o exame para detecção do novo coronavírus foi incluído na cobertura obrigatória dos planos de saúde na última sexta-feira (13) e que os beneficiários devem se comunicar com suas operadoras para saber em que casos e como fazer o teste ou onde buscar atendimento se estiverem com a doença.

Unimed JP estruturada para atender casos de coronavírus de forma segura

Publicada em 13/03/2020 às 12h47
Unimed JP estruturada para atender casos de coronavírus de forma segura

A Unimed João Pessoa está preparada para atender a possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19). A Gestão de Serviços Hospitalares adotou protocolos no Hospital Alberto Urquiza Wanderley para garantir o atendimento, de forma segura, para os clientes, cooperados, colaboradores e visitantes.

Além disso, todas as outras unidades de atendimento da Cooperativa - Hospital Moacir Dantas, Núcleo de Atenção à Saúde Sul (NAS-Sul), Viver Melhor, Viver Mais e Unidade Guarabira - possuem fluxo definido para atendimento de casos suspeitos. Essas providências seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

O gestor de Serviços Hospitalares, Norberto de Castro Nogueira Filho, informou que a Unimed João Pessoa está em contato permanente com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde para que qualquer alteração de protocolo seja imediatamente colocada em prática.

A Unimed João Pessoa criou, ainda, uma comissão especial para o gerenciamento de casos de Covid 19. 

SEGURANÇA

Norberto Nogueira explicou que o plano de contingência do Hospital Alberto Urquiza prevê uma série de ações para manter o fluxo de atendimento organizado e eficiente na triagem, diagnóstico e tratamento.

Desde janeiro, o hospital disponibilizou no totem da classificação de risco - sistema utilizado para fazer a triagem dos pacientes na urgência e emergência - a opção para informar viagem recente ao exterior. Quando o paciente indica essa situação, o plano de contingência é acionado.

Diariamente, as equipes de atendimento estão sendo orientadas por médicos e enfermeiros especializados em infecção hospitalar.

ESTRUTURA

A estrutura do Hospital Alberto Urquiza também já foi preparada. “Isolamos áreas para o atendimento e, se for necessário, ampliaremos”, disse Norberto Nogueira. Ele informou que apenas procedimentos inadiáveis serão realizados. “Cirurgias eletivas para casos que possam esperar e que exijam um maior tempo de internação não serão feitas, conforme recomendam o Ministério da Saúde e a OMS. Tudo isso é para garantir a segurança”, esclareceu.

A orientação é que casos de coronavírus sem gravidade sejam tratados em casa. Somente nas situações graves haverá internação em hospitais. Se a pessoa apresentar algum sintoma, mas não tiver estado em lugares ou com alguém com casos confirmados, a orientação é procurar o consultório médico. “No consultório, o atendimento será mais tranquilo do que na urgência de um hospital”, lembrou.

 NOTÍCIAS FALSAS

Norberto Nogueira alertou as pessoas para que fiquem atentas a notícias falsas. Esta semana, chegou a circular em grupos de WhatsApp que o Hospital Alberto Urquiza teria um caso confirmado e estaria “abafando”.

Ele disse que qualquer divulgação sobre casos do coronavírus na Paraíba será centralizada na Secretaria Estadual da Saúde. “Não acreditem nessas notícias, que contribuem apenas para disseminar pânico, citando inclusive que são informações divulgadas pela nossa equipe. Isso não procede. Aguardem os órgãos oficiais se pronunciarem”, afirmou.