A- A+

Blog da Saúde

Programação voltada para a qualidade de vida dos clientes no Viver Melhor

Publicada em 24/06/2019 às 07h
Programação voltada para a qualidade de vida dos clientes no Viver Melhor

Cuidar da saúde das pessoas é o propósito da Unimed João Pessoa, que atua para  proporcionar bem-estar e qualidade de vida para os clientes. Em agosto, diversas atividades estão programadas no Viver Melhor, um espaço da Cooperativa estruturado especificamente para essa finalidade.

Através de cursos e oficinas oferecidos pelos Grupos de Educação em Saúde (GES) da Unimed JP, os beneficiários da Cooperativa recebem importantes informações sobre como manter uma vida saudável e feliz, esclarecendo dúvidas de temas como alimentação, exercícios físicos, cuidados com o bebê, tabagismo, entre outros.

Confira abaixo as inscrições oferecidas para o mês de julho e inscreva-se gratuitamente.

SEXUALIDADE NA 3ª IDADE

No dia primeiro de julho, das 8h às 12h, o Grupo 60+Feliz promoverá a oficina “Saúde e Sexualidade na Terceira Idade”, voltada para clientes com 60 anos ou mais. A finalidade é conscientizar os participantes de que é fundamental quebrar crenças e mitos a respeito da sexualidade e mostrar como desfrutá-la com prazer e segurança. Questões como a menopausa e a andropausa estão na pauta do dia.

AMAMENTAÇÃO

As clientes gestantes podem participar no dia 18, das 13h30 às 17h30, do Curso de Amamentação, organizado pelo Grupo Mãe e Bebê. Durante o curso, as mães – que podem levar um acompanhante - receberão informações sobre todos os aspectos acerca da amamentação: dificuldades, mitos x verdades, além de orientações para o sucesso dessa prática.

CUIDADOS COM O BEBÊ

O Grupo Mãe e Bebê também realizará no dia 25, das 14h às 17h, a Oficina de Cuidados com o Bebê, que tem como público-alvo clientes gestantes com um acompanhante. Essa oficina oferece aos participantes a oportunidade de aprender como lidar com os primeiros cuidados, utilizando técnicas de forma lúdica.

SALADAS

Já o Grupo Equilíbrio do Corpo realizará no dia 26, das 8h às 11h, a Oficina de Saladas, voltada para clientes da Unimed JP acima de 18 anos de idade. Quem participar vai aprender a fazer saladas saudáveis e saborosas, de forma prática. O conteúdo inclui orientações sobre as formas adequadas de higienizar os vegetais, armazená-los/conservá-los e montar as saladas saborosas.

CONHEÇA OS GRUPOS

Além dessas oficinas e cursos, também estão abertas inscrições para as reuniões dos cinco grupos de educação em saúde da Unimed JP: Mãe e Bebê, Diabetes, Equilíbrio do Corpo, 60+Feliz e Inspire Saúde. Reforçando: todas são gratuitas, exclusivas para os clientes e ocorrem no Viver Melhor, na Torre. Quer saber mais? Acesse o Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br) ou Clique Aqui. 

INSCRIÇÕES

Veja abaixo como obter mais informações e se inscrever gratuitamente para as atividades programadas para julho ou para os grupos:

Internet: www.unimedjp.com.br/viver-melhor. Se preferir, clique aqui.

Telefone: 2106-0430 e 3506-8700

Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).

Como quebrar os mitos e tabus da sexualidade na terceira idade?

Publicada em 21/06/2019 às 07h
Como quebrar os mitos e tabus da sexualidade na terceira idade?

Apesar dos mitos e tabus, a sexualidade na terceira idade deve ser vista como algo natural. Mas para vivê-la plenamente é preciso mais do que nunca entender as mudanças do corpo e saber conviver tranquilamente com essa nova fase da vida.

Quando envelhecemos, o organismo deixa de produzir determinados hormônios que interferem no desempenho sexual do homem e da mulher. Além disso, fatores externos como a aparência e até aspectos sociais interferem na sexualidade do idoso.

Por isso, é preciso entender as mudanças fisiológicas, os aspectos psicológicos e adaptar-se a esse novo ciclo do ser humano.

"Com a chegada da menopausa, na mulher, e da andropausa,  no homem, se faz necessário cuidar da parte fisiológica, como também é fundamental buscar ajuda psicológica,  porque há fatores que podem levar ao isolamento, a uma baixa autoestima, achar que não é mais homem e não é mais mulher", explicou a psicóloga Abigail Lopes, que integra a equipe do Viver Melhor, da Unimed João Pessoa.

O que muita gente não sabe é que o sexo na terceira idade pode ser igualmente prazeroso, desde que o casal idoso saiba como buscar a felicidade e a satisfação no momento de intimidade. " O prazer sexual não acontece apenas com a penetração. O carinho, o toque, praticas sexuais prazerosas, podem levar ao orgasmo, sempre respeitando o desejo um do outro", completou Abigail.

OFICINA

Para tentar construir uma nova consciência no idoso com relação a esse assunto, o Grupo 60 + feliz está realizando no dia 1º de julho, de 8h às 12h, a Oficina Saúde e Sexualidade na Terceira Idade. Podem participar, gratuitamente, clientes da Unimed JP com 60 anos ou mais.

O Grupo 60 + Feliz faz é uma iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa que realiza encontros e atividades para os clientes com  60 anos ou mais. Para conhecer mais esse e outros grupos, basta acessar o Portal Unimed JP (https://www.unimedjp.com.br/) e clicar na aba Viver Melhor ou acessar a página AQUI.

Os encontros ocorrem no Viver Melhor e as inscrições já estão abertas. Veja como fazê-la:

Internet:

 www.unimedjp.com.br/viver-melhor (se preferia Clique Aqui)

Telefones:

 2106-0430 / 3506-8700

Presencialmente:

Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)

ORIENTAÇÕES

Confira algumas orientações para manter a satisfação sexual na terceira idade

  • Adotar a auto-estimulação antes do ato sexual.
  • Não esquecer as consultas periódicas ao ginecologista e urologista.
  • Incentivar a atividade física.
  • Estimular a alimentação equilibrada.
  • Adotar medidas para diminuir o estresse e a ansiedade.
  • Dialogar sobre as adaptações sexuais.

Jampa fará uma pausa em virtude dos feriados, mas retoma na terça-feira

Publicada em 20/06/2019 às 07h
Jampa fará uma pausa em virtude dos feriados, mas retoma na terça-feira

O Jampa Saúde vai dar uma pausa em suas atividades por conta dos feriados de Corpus Christi e São João. Nesta quinta-feira (20) e no sábado (22) as atividades serão paralisadas, voltando ao normal na terça-feira (25).


Projeto da Unimed João Pessoa, o Jampa Saúde oferece treino funcional, zumba e serviços de saúde gratuitamente para toda a população na Praia do Cabo Branco, na altura do final da Avenida Beira-Rio.

As atividades ocorrem, regularmente, às terças e quintas das 17h às 19h30, e incluem dois circuitos de treinamento funcional. Já a aula de zumba começa às 17h e vai até as 18h. Aos sábados, são disponibilizados dois circuitos de treinamento funcional e os serviços de saúde, das 6h às 8h.


O Jampa é organizado pelo Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa. Para participar, a pessoa tem que ter mais de 18 anos e levar uma declaração, assinada por um médico, atestando a sua aptidão física. Para saber mais sobre o projeto da Unimed JP, clique aqui.

Marmita saudável para comer bem e ainda economizar; veja as vantagens

Publicada em 07/06/2019 às 07h
Marmita saudável para comer bem e ainda economizar; veja as vantagens

Cozinhar a própria refeição e levá-la para o trabalho é uma prática adotada por inúmeros trabalhadores e na Unimed João Pessoa já faz parte da rotina de muitos colaboradores. As famosas marmitas, além de conter o alimento preferido de quem a consome, pode ser uma opção mais em conta, se comparada ao preço do cardápio nos bares e restaurantes.

A contadora Josane Cristina de Oliveira Lourenço é adepta da marmita há cerca de um ano. Segundo ela, alguns motivos a fizeram preparar o próprio almoço e levá-lo ao trabalho. “Em primeiro lugar é uma questão de economia, pois estava gastando muito com refeição”, destaca.

Como Josane e o marido fazem dieta, eles seguem uma alimentação adaptada, conforme a necessidade de cada um. O casal também seleciona produtos, em sua maioria, orgânicos e integrais.

CUIDADOS

Mesmo quem não cozinha em casa, mas compra a marmita pronta, também afirma que há algumas vantagens. Entre elas, a praticidade de não sair do local de trabalho na hora do almoço e ter mais tempo livre por não precisar cozinhar em casa. Esse é o caso do analista de sistema Gregório Ferraz, que há pelo menos quatro anos adotou essa alternativa. "Minha esposa e eu, no início, cozinhávamos a própria marmita, mas não tínhamos muito tempo livre. Agora, podemos aproveitar mais a companhia um do outro", acrescenta. O casal gosta de marmita fitness.

Para a nutricionista Paula Bacalhau, que integra a equipe do Viver Melhor, o uso de marmita é aconselhável, mas é preciso tomar alguns cuidados. "As refeições devem ser planejadas de forma que sejam nutricionalmente saudáveis e balanceadas. Tais cuidados dizem respeito ao preparo dos alimentos, armazenamento, transporte, refrigeração, aquecimento e consumo", explica.

OFICINA

Mas, preparar a própria refeição, saber compor o prato de forma a ter, no final, uma alimentação balanceada, às vezes não é tão simples. E para quem não dispensa a marmita e deseja comer de forma saudável, o Grupo Equilíbrio do Corpo, uma iniciativa de promoção da saúde da Cooperativa, vai promover a Oficina de Marmita Saudável.

A atividade é voltada para quem deseja levar suas refeições para o trabalho, faculdade ou mesmo em passeios, a fim de se alimentar de forma saudável, segura e econômica, sem excessos e equilibrada. A oficina será realizada no dia 14, das 8h às 12h, no Viver Melhor. Podem participar, gratuitamente, qualquer cliente da Unimed JP.

INSCRIÇÕES

Ficou interessado? Então veja como se inscrever:

Internetclique aqui
Telefones: 2106-0430 e 3506-8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).

Unimed JP oferece curso e oficina para mães: veja como participar

Publicada em 03/06/2019 às 07h
Unimed JP oferece curso e oficina para mães: veja como participar

A chegada de um bebê em uma família é sempre motivo de comemoração, mas também requer, de todos, cuidados especiais que garantam o bem-estar dos pequenos. Geralmente as mães são protagonistas neste zelo diário com a criança e, para deixá-las mais seguras, a Unimed João Pessoa oferece cursos e oficinas que trazem orientações importantes no cuidado com os filhos.

Para ajudar as gestantes e mães de recém-nascidos, a Unimed João Pessoa vai realizar mais uma edição do Curso de Amamentação, na próxima quinta-feira (6), das 13h às 17h30; e da Oficina de Cuidados com o Bebê (13), das 14h às 17h, no Viver Melhor. Se você ficou interessada, ainda dá tempo de participar. As inscrições estão abertas e podem ser feita pela internet, telefone ou presencialmente (confira abaixo como fazer).

SOBRE AS ATIVIDADES

As duas atividades fazem parte da progrmação do Grupo de Educação em Saúde (GES) Mãe e Bebê, iniciativa da Unimed JP que orienta grávidas para uma gestação saudável e para os cuidados com o recém-nacido.


CURSO

O Curso de Amamentação, que ocorrerá no dia 6 de junho, 13h às 17h30, é voltado para as clientes da Unimed JP gestantes, puérperas e lactantes. É permitido um acompanhante. Durante o encontro, vão ser abordado temas como os aspectos emocionais da amamentação. Quer saber mais sobre o curso? Então clique aqui.

OFICINA

A Oficina Cuidados com o Bebê será realizada no dia 13 de junho, das 14h às 17h, e o público-alvo são as e clientes gestantes, com direito a um acompanhante. A oficina traz informações sobre os  primeiros cuidados com a criança, utilizando técnicas de forma lúdica. Para saber mais clique aqui.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Internet clique aqui
Telefones: 2106-0430 e 3506-8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).