Os produtos aplicados nos cabelos devem estar associados à saúde dos fios

Os produtos aplicados nos cabelos devem estar associados à saúde dos fios

Dicas de beleza | 27 de Abril de 2018

Assim como um bonito sorriso e pele bem cuidada, o cabelo bem tratado faz a diferença na imagem que se passa para o público, seja no trabalho ou longe da vida profissional. Mas na hora de cuidar das madeixas, é preciso ter atenção com os produtos que existem nos salões de beleza. Alisar os fios tornou-se uma prática cada vez mais comum entre as pessoas que têm cabelos cacheados ou ondulados. E o uso de formol indiscriminadamente é um dos vilões nos tratamentos adotados por alguns estabelecimentos.

A grande maioria dos salões de beleza oferece este serviço utilizando fórmulas alisadoras. Mas, conforme o Ministério da Saúde, o método pode ser uma ameaça à saúde quando uma substância química chamada formol é adicionada irregularmente ao produto alisador. Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu que o formol puro seja comercializado no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, “ o formol é permitido na legislação dos cosméticos apenas para conservar produtos e como agente endurecedor de unhas. Em ambos os casos,  o formol é adicionado durante o processo de fabricação, na indústria, e não depois, quando o produto já está pronto”.

Porém, mesmo com alertas constantes sobre os riscos desta substância química, ainda é frequente a utilização de alisadores clandestinos que contém concentração elevada de formol e o cheiro forte é uma das características do excesso do produto.

Para evitar problemas de saúde, o consumidor deve questionar o profissional de beleza sobre o produto que será utilizado e ficar atento ao cheiro emitido no momento da aplicação. Para alertar os consumidores, o Ministério da Saúde divulgou material contendo os riscos de utilizar produtos com quantidade excessiva de formol, além de cuidados que precisam ser tomados com as tinturas de cabelo.

Por isso, fica a dica. O cuidado com a beleza é importante, mas deve estar associado, principalmente, à saúde. Para acessar mais informações sobre cuidado com cabelos acesse aqui.

 

Fonte: Unimed do Brasil