• Início
  • Notícias
  • Entenda como hábitos saudáveis podem reverter quadro e prevenir pré-diabetes

Notícias

Entenda como hábitos saudáveis podem reverter quadro e prevenir pré-diabetes

Publicada em 15/11/2021 às 07h

Monitoramento deve ser feito mesmo ao atingir valores de glicose normais Monitoramento deve ser feito mesmo ao atingir valores de glicose normais

O Brasil é o quinto país com maior número de diabéticos no mundo. São 16,8 milhões de adultos, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), e a estimativa é que essa condição chegue a 21,5 milhões em 2030. Apesar disso, entre 40% e 50% das pessoas não sabem que são portadoras dessa condição. O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, é uma data para alertar e conscientizar de que, com mudança de hábitos de vida e tratamento adequado, é possível evitar ou controlar este problema.

Para os pré-diabéticos, seguir uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e, muitas vezes, usar medicamentos apropriados, auxilia a voltar aos valores normais de glicose no sangue (glicemia). “Apesar disso, o monitoramento deve ser feito sempre. Atingir valores de glicose normais não é passaporte para relaxar nos padrões de um estilo de vida saudável”, alerta o endocrinologista e presidente do Instituto Unigente, do Plano de Saúde Unimed João Pessoa, João Modesto.

DIAGNÓSTICO

Segundo o médico, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), a diferença entre pré-diabetes e diabetes está relacionada à dosagem da glicose no sangue. “O valor da glicemia em jejum deve estar entre 70 e 99 mg/dL e o diagnóstico é feito a partir de 126 mg/dL. Sendo assim, os níveis situados entre 100 e 125 mg/dL não estão nem dentro da normalidade, nem atingiram pontos para diagnóstico de diabetes. São esses os casos de pré-diabetes”, explica.

De acordo com um estudo de 2020 do Programa de Prevenção de Diabetes (PPD) que avalia a alimentação adequada e prática de atividades físicas em pessoas com pré-diabetes, houve uma reversão de 25% dos participantes para valores normais de glicose sanguínea, 50% permaneceram no estágio e outros 25% evoluíram para diabetes tipo 2. Isso aponta a importância da mudança de atitude de vida na prevenção e controle.

Existe uma série de fatores envolvidos no pré-diabetes e no diabetes tipo 2, como idade acima dos 45, sobrepeso ou obesidade, histórico de doença cardiovascular, hipertensão arterial. Assim como síndrome dos ovários policísticos na mulher, sedentarismo, diabetes gestacional, colesterol bom (HDL) abaixo de 35mg/dL, triglicerídeos acima de 250 mg/dL, e outros que podem interferir no processo metabólico.

“Um controle deficiente da condição pode diminuir a expectativa de vida entre 6 a 12 anos, e causar problemas oculares, renais, cardiovasculares, neurológicos, mas controlada, a redução do risco pode chegar a 70%”, explica o endocrinologista.

VIVER MELHOR

Para auxiliar os clientes a mudarem os hábitos e elaborarem receitas nutritivas que ajudam no controle do diabetes, o Plano de Saúde Unimed João Pessoa está com inscrições abertas para a oficina “Diabete e Pratos Saudáveis” do Grupo “Saúde na Medida”.

A atividade presencial, vai acontecer no Espaço Vida, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 1090, no dia 26 de novembro, das 14h30 às 16h30. As inscrições são limitadas e podem ser feitas na Área Viver Melhor do Portal da Unimed JP (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/). Na página, os usuários também podem se inscrever em diversas outras atividades, exclusivas para clientes, programadas para o mês de novembro.