• Início
  • Notícias
  • Está com dificuldade para amamentar? A equipe da Unimed JP tem umas dicas para você

Notícias

Está com dificuldade para amamentar? A equipe da Unimed JP tem umas dicas para você

Publicada em 06/01/2021 às 16h

Amamentar traz vários benefícios para as mães e é essencial para o bebê Amamentar traz vários benefícios para as mães e é essencial para o bebê

Amamentar é ato de amor e cria uma conexão entre mãe e bebê. O gesto traz diversos benefícios para a saúde física e mental de ambos, mas nem sempre o processo é fácil e natural, principalmente para mães de primeira viagem. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, a Unimed João Pessoa vai realizar a oficina “Amamentação e acondicionamento de leite materno” no dia 13 de janeiro, das 9h às 11h. O evento online é exclusivo para clientes da Cooperativa.

A psicóloga Abigail Lopes, que integra a equipe de promoção da saúde da Unimed JP e também ministrará a oficina, explica que é comum surgirem dúvidas sobre amamentação pela falta de apoio e desconhecimento da prática. “Neste período, a mulher fica vulnerável e fragilizada, por isso, é fundamental que todas as suas necessidades básicas sejam assistidas para que consiga amamentar com tranquilidade, sem tensão”, comenta. “Algumas mães decidem não amamentar, pois recebem um reforço negativo de familiares e a ‘cultura da mamadeira’ ainda é muito forte, mas é por meio do aleitamento que o vínculo entre mãe e bebê é reforçado”, destaca.

A psicóloga sugere que, além dos cuidados com a saúde física, as gestantes façam um “pré-natal psicológico”. “Trabalhar a ansiedade, medos, angústias e inseguranças no período de gravidez e puerpério é fundamental. A gestação mexe muito com os sentimentos”, afirma.

Abigail faz um alerta sobre as contraindicações. “ Amamentar não é indicado em casos de mães infectadas com o vírus HIV ou HLTV, que afeta a imunidade das pessoas, ou quando a lactante faz uso de remédios como os utilizados na quimioterapia. Além disso, mães que usam drogas ilícitas também não devem amamentar os filhos”, informa a médica.

BENEFÍCIOS

De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida e continuada até os dois ou mais anos. Para a mãe, a prática diminui o sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer (mama, ovário e endométrio), além de evitar a osteoporose e proteger contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Para o bebê, proporciona mais contato com a mãe, melhora a digestão e minimiza as cólicas, desenvolve a inteligência, reduz o risco de doenças alérgicas e as chances de desenvolver doença de Crohn e linfomas, estimula e fortalece a arcada dentária e previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.

COMO SE INSCREVER

Para garantir a vaga, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda), escolher a oficina “Amamentação e acondicionamento de leite materno". Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar. ­Na seção, também é possível conferir outras oficinas gratuitas que são oferecidas pela Unimed JP no mês de janeiro. Todas as atividades são exclusivas para clientes.