Notícias

Estresse causa problemas digestivos; veja como se proteger

Publicada em 06/03/2015 às 07h

Dores, má digestão, mal-estar no abdômen podem ser ocasionados pelo estresse Dores, má digestão, mal-estar no abdômen podem ser ocasionados pelo estresse

Ele aparece sempre quando há situações que necessitam de solução, que geram preocupações, ansiedades ou dores de cabeça. Quando em doses razoáveis, o estresse pode ser um estimulador, mas, ao ultrapassar esse limite exclusivo de benefícios, coloca-se em sua conhecida posição de vilão da vida moderna.

É fato que o estresse pode ser o desencadeador de diversas doenças, como psicológicas e relacionadas ao sistema cardiovascular (hipertensão arterial, risco de infarto, doenças coronárias). Mas outro sistema muito afetado pelo estresse é o gastrointestinal. Dores, má digestão, mal-estar no abdômen, diarreia e azia são alguns desses sinais que podem causar incômodo.

O estresse pode provocar esses desconfortos, e deve-se ter atenção para que os problemas não se tornem doenças crônicas. Segundo um artigo publicado pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, do campus da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), há muitas evidências analisadas em pesquisas que comprovam que o estresse agudo altera as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso.

Quando há esse estímulo pelo sistema nervoso, é gerada uma inibição do movimento espontâneo gástrico. Juntamente a isso, a secreção dos ácidos e enzimas digestivas também recebem interferência, o que atrapalha o funcionamento correto do sistema digestivo.

Por isso, quando uma pessoa está em situações de estresse, ela pode canalizar suas emoções em determinado órgão ou sistema do organismo, sendo o estômago um deles.

Hábitos de vida como dormir pouco, comer mal e ser sedentário, agravam os problemas no sistema digestivo porque interferem na liberação das substâncias digestivas do estômago, como, por exemplo, do ácido clorídrico. Essas alterações podem provocar dificuldades de digestão e inflamação da parede do estômago, ao que se dá o nome de gastrite.

CONSEQUÊNCIAS

Confira abaixo uma relação de problemas ocasionados ao sistema digestivo pelo estresse:

Úlcera:

- O que é: É o processo de destruição da mucosa do estômago e duodeno, atingindo camadas profundas. Em outras palavras, seria como uma ferida no órgão.

- Causa: uso de medicamentos anti-inflamatórios, álcool, infecção gástrica pelo Helicobacterpylori e estresse alteram a mucosa protetora, deixando-a vulnerável ao ácido clorídrico utilizado na digestão.

- Relação com o estresse: pessoas estressadas podem ficar muito tempo sem comer. No primeiro caso, o ácido clorídrico age diretamente na mucosa. No segundo, é necessária uma maior quantidade da substância para quebrar os alimentos.

Gastrite:

- O que é: Uma inflamação na mucosa do estômago.

- Causa: remédios anti-inflamatórios, álcool, estresse e infecção pela bactéria Helicobacter pylori.

- Relação com o estresse: em linhas gerais, os hábitos alimentares comuns em pessoas estressadas - como o jejum prolongado e a má mastigação - são os vilões à medida que aumentam a agressão à mucosa. O estresse pode provocar dor abdominal similar a da gastrite.

Má digestão:

- O que é: É a sensação de que a digestão não está se processando adequadamente. Pode vir acompanhada de empachamento, gases e dores.

- Causas: diversas, incluindo estresse, gastrite, problemas de vesícula biliar ou pâncreas, álcool, doenças crônicas e má alimentação. O excesso de gorduros retarda o esvaziamento gástrico.

- Relação com o estresse: ele aumenta a produção de ácido e a deglutição de ar, que causa náusea. Estudo da Dartmouth Medical School, (EUA), mostrou que outros sinais vinculados ao estresse - distúrbio do sono e ansiedade - potencializam a má digestão e a dor.

Doenças inflamatórias:

- O que é: inflamações por mecanismo autoimune.

- Causa: autoimune.

- Relação com o estresse: funciona como um gatilho para inflamação, mas seu papel é pequeno.

Náusea:

- O que é: sensação de estômago embrulhado, com necessidade de se colocar seu conteúdo para fora.

- Causa: gravidez, embriaguez, enxaqueca, labirintites, lesões cerebrais, altitude, ansiedade e estresse.

- Relação com o estresse: o ansioso engole muito ar, provocando distensão gástrica e náusea.

Refluxo gastroesofágico:

- O que é: é o fluxo exacerbado do conteúdo líquido do estômago para o esôfago.

- Causas: elas podem ser diversas, mas a mais aceita é a pouca coordenação entre a deglutição e o relaxamento do esfíncter esofagiano.

- Relação com o estresse: O estresse promove maior secreção ácida pelo estômago e o líquido, torna-se mais lesivo

Intestino irritável

- O que é: o intestino passa a apresentar sensibilidade em situações corriqueiras, como passagem de gases e de fezes. Há indigestão, desconforto, diarreia ou prisão de ventre e urgência evacuatória, sem alterações orgânicas.

- Causa: não está clara. Há hipótese de problemas musculares e indícios que, em alguns casos, os sintomas aparecem após infecções intestinais.

- Relação com o estresse: o estresse influencia os movimentos do tubo digestivo e as ramificações nervosas do cólon, podendo levar a desconforto e dor.

Com informações da Revista Saúde