• Início
  • Notícias
  • Hospital da Unimed João Pessoa realiza novo transplante de fígado

Notícias

Hospital da Unimed João Pessoa realiza novo transplante de fígado

Publicada em 22/03/2022 às 09h26

Equipe que realizou o transplante contou com mais de dez profissionais entre médicos e enfermeiros Equipe que realizou o transplante contou com mais de dez profissionais entre médicos e enfermeiros

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley realizou, na quinta-feira (17), um novo transplante de fígado. O paciente A.A.P., de 65 anos, passa bem, mas ainda não há previsão de alta. Este foi o 81º transplante de fígado realizado na unidade hospitalar, que também é habilitada para transplantes de coração e rim.

A cirurgia durou 15 horas. O cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio, coordenador do Núcleo de Transplantes da Unimed JP e chefe da equipe de transplante hepático do hospital, declarou que é sempre gratificante realizar este tipo de procedimento. “Desde o momento da confirmação da doação, por volta das 6h da manhã, até o final da cirurgia que transplantou o órgão, às 21h, nossa equipe trabalhou para que o procedimento fosse um sucesso. Hoje, o paciente está muito bem, estável”, disse.

O hepatologista José Eymard Filho, membro da equipe de transplante de fígado, explicou que os transplantes são realizados no Hospital Alberto Urquiza por meio de um credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse paciente estava sendo atendido no Hospital Universitário e ficou seis meses na fila do transplante. A cirurgia foi considerada um sucesso, mas ainda estamos aguardando a alta hospitalar”, disse.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O transplante ocorreu na semana passada, mas a história da família de A.A.P. com a doação de órgãos começou há bem mais tempo. Há 16 anos, o sobrinho do paciente morreu vítima de bala perdida e os órgãos foram doados.  “Mesmo na hora da maior dor, escutei a equipe da Central de Transplantes e aceitei doar todos os órgãos que fossem viáveis. Foram doados fígado, rins, válvulas do coração e córneas”, disse a irmã de A.P.P., que terá a identidade preservada por questões de ética médica.

Ela disse que a família acredita que o bem que fez a outras pessoas está retornando agora com a doação do fígado para o irmão. “Temos que pensar que, apesar de não termos mais nosso ente querido, podemos ajudar a sanar a dor de uma família, pois na fila do transplante toda a família sofre, todos os dias, com a incerteza”, declarou emocionada.

PIONEIRISMO

Referência em alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do Estado com uma carteira de mais de 157 mil clientes.

O hospital é pioneiro na realização de transplantes na Paraíba. O primeiro de coração ocorreu no dia 23 de maio de 2004 e o primeiro de fígado, 15 dias depois. Já os transplantes de rim começaram em outubro de 2009.

Desde o início, já foram realizados 109 transplantes: 81 de fígado, 11 de coração e 17 de rim. Esses procedimentos são considerados marcos na história da medicina paraibana.