• Início
  • Notícias
  • Saiba diferenciar sintomas da rinite, sinusite e alergias respiratórias da covid-19

Notícias

Saiba diferenciar sintomas da rinite, sinusite e alergias respiratórias da covid-19

Publicada em 01/07/2021 às 07h

Trinta por cento dos brasileiros sofrem de algum tipo de alergia Trinta por cento dos brasileiros sofrem de algum tipo de alergia

A mudança brusca de temperatura no inverno e hábitos comuns nessa época do ano podem favorecer o aparecimento de problemas respiratórios. As doenças mais frequentes são as alérgicas – rinite, sinusite, rinossinusite e asma bronquial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 30% dos brasileiros sofrem de algum tipo de alergia que afeta as vias respiratórias.

No momento, ainda é preciso ter uma atenção a mais: as manifestações dessas doenças podem ser confundidas com os sintomas da covid-19. “Os principais sintomas das alergias são espirros, coriza, no caso da rinite; dor de cabeça frontal, característica da sinusite; e tosse, chiado e opressão torácica na asma”, explica o pneumologista Sebastião Costa, médico cooperado da Unimed João Pessoa. “Os sintomas da covid são muito parecidos, mas quando isolados - como coceira nos olhos e nariz - pode-se pensar na alergia. Porém, se não tiver coceira e vierem acompanhados de dor no corpo, febre ou estado febril, é necessário fazer o teste da covid”, orienta.

ORIENTAÇÕES

Sebastião Costa lembra que, neste período chuvoso, as pessoas costumam deixar o quarto de dormir mais tempo trancado e isso possibilita o aparecimento de fungos e ácaros. “ É importante manter o local de dormir arejado e iluminado, deixar o sol entrar”, lembra.

Outro fator de complicação para quem sofre dessas patologias é a fumaça de fogueiras e de fogos de artifício. “Mesmo com a situação controlada e com medicações, é possível desencadear uma crise”, alerta Sebastião Costa.

COMO TRATAR

O primeiro passo, de acordo com o médico, é buscar um clínico para a realização de testes alérgicos e o IgE. “Este é um exame específico para ácaros, fungos e poeira doméstica. Combinado com a sintomatologia, é possível definir o diagnóstico e conduzir com mais consciência o tratamento”, explica.

Para as pessoas com covid diagnosticada, mas com sintomas leves, o pneumologista orienta a evitar o contato com fumaça. “É muito comum haver processos inflamatórios do pulmão e a fumaça num órgão já comprometido pode gerar complicações”, esclarece.

 

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.