• Início
  • Notícias
  • Unimed JP completa 50 anos moderna, participativa e inovadora

Notícias

Unimed JP completa 50 anos moderna, participativa e inovadora

Publicada em 17/12/2021 às 14h48

Uma solenidade restrita marcou os 50 anos da Unimed João Pessoa Uma solenidade restrita marcou os 50 anos da Unimed João Pessoa

“Uma Unimed cada vez mais forte, moderna, participativa e inovadora. É isso que clientes, cooperados, colaboradores e sociedade podem esperar para os próximos anos. A história da Cooperativa está apenas começando. Vem muito mais cuidado pela frente para todos". A mensagem do presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, marcou o contexto das comemorações dos 50 anos de fundação da cooperativa médica, que ocorreu na noite da quinta-feira (16), no Espaço Vida, clinica de reabilitação própria, na Torre, durante evento com restrito número de convidados, em virtude dos protocolos sanitários.

Na ocasião foi inaugurada a exposição "Unimed JP 50 anos: passado, presente e futuro" que conta a história de sucesso da Cooperativa nessas cinco décadas de existência. "Esta exposição, alusiva aos 50 anos da fundação da Unimed JP, entre outros propósitos, busca reaquecer a memória, acalentar o coração, promover reflexão e sobretudo, compartilhar a doçura da gratidão", disse o presidente. Além da exposição, que ficará em exibição até o dia 14 de janeiro, das 15 às 19h, no Espaço Vida, a Unimed JP vai realizar ao longo de 2022 várias ações em celebração aos 50 anos de existência, para mostrar o seu comprometimento com a vida, diferencial da Cooperativa.

A visão pioneira dos fundadores da Unimed JP em 1971 foi lembrada durante a comemoração com menção ao grupo composto por 106 médicos, que percebeu o quanto o modelo cooperativista poderia fazer a diferença e proporcionar uma medicina de melhor qualidade. "Cabe aos atuais cooperados tornar a Unimed JP ainda mais forte e identificada com o propósito de promover a vida, cuidando das pessoas. Somos a extensão dos que nos antecederam", destacou o presidente. E completou: "Com inovação, modernização, inclusão digital, transformação social e sustentabilidade, a Cooperativa enfrenta os desafios do presente e chegar aos 50 anos ainda mais forte e respeitada em todo o contexto nacional", ressaltou.

HOMENAGEM

 Nessa trajetória, muitos fizeram parte. Em agradecimento e reconhecimento, a Unimed JP concedeu a medalha comemorativa Mérito de Saúde às pessoas que contribuíram para o fortalecimento da Cooperativa nessas cinco décadas. A primeira homenagem foi feita ao médico Alberto Urquiza Wanderley, falecido em 1987, idealizador e fundador da Cooperativa, que deixou todo esse ele legado. Para receber a homenagem, extensiva aos 106 fundadores, foi convidado o neto do oftalmologista, Daniel Wanderley Guedes. Também foram homenageados 15 colaboradores e médicos, representando todas as categorias profissionais que estiveram na linha de frente durante a pandemia de covid-19.

A solenidade contou ainda com a apresentação do Coral Jovem Unimed João Pessoa, que encantou a diretoria e os convidados, com um repertório natalino. Também foram exibidos documentários contando o passado, presente e a projeção para o futuro da maior operadora de plano de saúde do Estado. Os vídeos trouxeram depoimentos dos fundadores e de cooperados que participaram de alguns dos momentos mais marcantes da Unimed JP nesses 50 anos de história.

PRESTÍGIO

O evento foi prestigiado por representantes de Unimeds, lideranças políticas e clientes. A importância da Unimed JP para a medicina e para o desenvolvimento econômico e social do Estado foi lembrada pelas autoridades.

"A estrutura da Unimed JP disponibilizada todos esses anos ajudou a criar uma saúde de referência na Paraíba. Entendemos que a saúde complementar precisa estar, cada vez mais, em parcerias com os governos dos estados. A atual gestão da Cooperativa tem permitido que aumentemos as parceiras, para atingirmos o objetivo maior, que é prestar uma assistência de saúde melhor para a população, seja pública ou privada", declarou o governador da Paraíba, João Azevedo.

Já o prefeito da Capital, Cícero Lucena, destacou o sonho e a união dos cooperados para falar da Unimed JP. " É um motivo de grande satisfação participar deste momento, em que se completam 50 anos da criação de um sonho idealizado por visionários, que apostaram no futuro e se uniram em torno de uma ação tão importante, que é cuidar da vida das pessoas".

Coube ao presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, falar em nome do Sistema Unimed, que representa a integração das cooperativas médicas. "A história da Unimed João Pessoa assemelha-se a uma saga marcada por cuidado e cooperação. É uma referência nacional", disse.

NÚMEROS 

A Unimed João Pessoa chega com quase 160 mil clientes, 1,8 mil cooperados e uma estrutura que contempla a rede própria e rede credenciada. Esse é um marco histórico para a Cooperativa que segue como líder no mercado de plano de saúde da Paraíba. Também se destaca como uma das maiores cooperativas do Sistema Unimed, representando a força do cooperativismo médico.