Institucional

Consumo Consciente

Clique na imagem para ler uma cartilha com orientações sobre consumo consciente de água, energia elétrica e alimentos.

Consumo Consciente

Compartilhe sua experiência

E você, tem alguma dica sobre o uso consciente dos recursos naturais? Compartilhe conosco.

Uma cooperativa socialmente responsável

Uma cooperativa socialmente responsável

A responsabilidade social está presente na trajetória da Unimed João Pessoa. Seguindo o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, a Cooperativa sempre dispensou uma atenção especial ao cuidado com o próximo. Por isso, desenvolve várias atividades junto aos clientes, colaboradores e também a comunidade. Confira abaixo alguns projetos de responsabilidade social da Unimed João Pessoa:

Coral Jovem Unimed JP

O Coral Jovem Unimed João Pessoa (foto) beneficia jovens na faixa etária de 10 a 18 anos, que residem no entorno do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley, nas comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira. O projeto tem como objetivo educar e capacitar crianças e adolescentes através da música. São oferecidos aos jovens e suas famílias atendimento psicossocial, oficinas, cursos de capacitação e cesta básica.

Biblioteca Comunitária

Dentro das ações de responsabilidade social, a Unimed JP iniciou o projeto Biblioteca Comunitária com objetivo de estimular à leitura entre os colaboradores, médicos e comunidades que ficam próximas aos hospitais próprios da Cooperativa. Já foi inaugurada a Biblioteca Professor Ricardo Rosado Maia, na sede da operadora. Em breve serão inauguradas mais duas: uma no Hospital Alberto Urquiza Wanderley e outra no prédio onde funciona a Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, que terá como público-alvo as crianças do Coral Jovem Unimed JP.

Horta Comunitária

O projeto tem como objetivo despertar nos integrantes do Coral Jovem da Unimed JP a consciência de preservar a natureza, incentivando-os a desenvolver hábitos saudáveis, consumir alimentos orgânicos e a reutilizar materiais que poluem o meio ambiente. A horta comunitária fica na casa onde funciona a Coordenação de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, na Torre. Cada integrante ficará responsável em cuidar da horta e compartilhar as técnicas em suas comunidades.

Reciclados Solidário

A Cooperativa doa o lixo reciclável para a Associação de Catadores da Emlur, empresa municipal de limpeza urbana. O material gera renda para famílias carentes.

Posto de Coleta de Leite Humano

Funciona no Hospital Alberto Urquiza Wanderley e atende toda a comunidade. O posto conta com uma sala equipada para coleta, onde o leite materno é utilizado no próprio hospital ou para doação a recém-nascidos prematuros que estão internados em UTIs de outras unidades hospitalares da Capital.

Menestréis da Tarde

Grupo formado por funcionários, familiares e outros participantes que, como voluntários, levam música para as dependências do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Hospital Moacir Dantas e sede administrativa da Unimed João Pessoa.

Uniamigos da Alegria

Esse grupo leva alegria às crianças e adultos internados no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. O objetivo é minimizar o processo de hospitalização e levar felicidade às pessoas através da arte dos palhaços. Assim como os Menestréis, o Uniamigos é formado por funcionários, familiares e outros participantes que doam o seu tempo para fazer bem ao próximo.