Notícias

Cantata de Natal Jesus Vida e Esperança lota Largo da Gameleira

Publicada em 15/12/2014 às 11h16

Cantata de Natal Jesus Vida e Esperança lota Largo da Gameleira

Além de encantadora e emocionante, a Cantata de Natal Jesus Vida e Esperança, da Unimed João Pessoa, foi cativante nos seus dois dias de apresentação (confira fotos aqui). Na platéia, pessoas que saíram de casa para assistir ao espetáculo se misturavam às centenas de outras que passavam pelo Largo da Gameleira e se encantavam com a musicalidade do Coral Unimed. O espetáculo lotou o local e algumas pessoas tiveram que assistir do outro lado da rua, pois o Largo da Gameleira já não tinha espaço para tantos espectadores encantados. O espetáculo foi encenado nos dias 12 e 13, sempre às 19h.

Poucos estavam encantados como Clenilda da Silva Andrade. Mãe de duas das integrantes do Coral Unimed JP, Clenilda se emocionava a cada vez que lembrava da apresentação e dos motivos que levaram suas filhas a participarem do coral. "Chegamos em João Pessoa a pouco mais de um ano, fomos morar em uma comunidade. Observei que muitos lá participavam deste coral e vi nesse trabalho a oportunidade das minhas filhas crescerem e não se envolverem com pessoas erradas, em coisas erradas, pois tenho muito medo do mundo de hoje. Para estar no coral elas precisam ter boas notas, por isso sempre estão bem na escola, pois não querem deixar o coral de forma alguma. A Unimed é ótima com a gente fazendo isso", disse.

Cibele Moraes participa do coral há três anos e é muito firme ao falar do seu amor pela música. "Sempre admirei o coral e eu amo música. Então um dia eu fiz o teste e passei. Eles fazem um trabalho de capacitação com a gente. Depois que entrei no coral, tenho mais responsabilidade, melhorei na escola. É maravilhoso ver esse tanto de gente nos olhando, aplaudindo, a gente se arrepia, se emociona, fica nervosa, mas vale à pena", disse emocionada depois do primeiro dia de apresentação.

 

PÚBLICO ENCANTADO

Aureliano Pimentel mora em Ourinhos, interior do Estado de São Paulo, e chegou em João Pessoa na sexta-feira. "Chegamos à cidade, resolvemos passear na orla e encontramos a estrutura montada, perguntei o horário e voltei para assistir. Acho que as pessoas não devem perder um evento cultural gratuito, ao ar livre. Além do mais, a apresentação de uma coral é sempre muito bonita", disse.

A pediatra cooperada Fátima Paiva saiu de casa especialmente para assistir à Cantata. "Cheguei um antecedência, garanti o meu lugar e estou muito feliz e satisfeita de estar participando de um evento como este, pois esta é mais uma forma de agregar valor e participar de eventos que atraiam a população, festejando com o povo", disse.

OBJETIVO ALCANÇADO

Alexandre Magno Pimentel, presidente da Unimed João Pessoa, disse que a Cantata de Natal Jesus Vida e Esperança é um presente da Unimed para a população de João Pessoa. "Queremos demonstrar a importância que a sociedade pessoense tem para esta instituição chamada Unimed JP. Nós sobrevivemos com o apoio da sociedade pessoense, nossos usuários são de João Pessoa e reconhecemos esta participação, por isso o presente de natal em forma de cantata", disse.

Ele lembrou ainda que o espetáculo falou de Jesus Cristo de uma forma a resgatar valores da sociedade. "Trabalhar com essas crianças é parte do nosso trabalho de responsabilidade social e mostrar o coral à sociedade é importante para que todos saibam o trabalho que estamos desenvolvendo", comentou.

Paulo Roberto Dantas da Nóbrega, diretor da Corretora de Seguros Unimed João Pessoa, lembrou que a Unimed tem como um de seus pilares a responsabilidade social e ambiental e a preocupação com a comunidade. "A Corretora se preocupa com a segurança e qualidade de vida, então nada mais justo que a corretora fizesse um evento deste com responsabilidade social, integração de pessoas à sociedade e presenteasse com um espetáculo grandioso com responsabilidade social. É muito gratificante ver essas crianças fazendo um espetáculo belo como este, é o sonho de todas as pessoas que pensam em uma sociedade com uma responsabilidade com a comunidade e com as pessoas. Desse grupo sairão grandes cantores músicos", disse.

Socorro Estrela, maestrina do Coral Unimed JP, lembrou que o espetáculo conta a história do nascimento do grande revolucionário que é Jesus Cristo. "São 12 músicas intermediadas por interpretações do Grupo Graxa de Teatro juntamente com os integrantes do coral. "Trabalhar com criança não é tão fácil, mas tentamos passar para eles, além de empostamento vocal, valores para toda a vida, como responsabilidade, compromisso e atenção. Temos um trabalho educacional enriquecedor", garantiu socorro, que era só sorriso e emoção ao final de cada uma das apresentações.

ROTEIRO

A família de artista ambulantes chega a uma cidade pequena no período do Natal e resolve interpretar o nascimento de Cristo A princípio não são bem recebidos, mas quando começam a interpretar chamam a atenção dos moradores da cidade.

O espetáculo foi escrito pelo dramaturgo Joht Cavalcanti, do grupo Graxa de Teatro, de João Pessoa, e tem a duração de uma hora. A direção geral da Cantata é da maestrina Socorro Estrela, regente do Coral Jovem Unimed JP.

INCLUSÃO SOCIAL

O Coral Jovem Unimed João Pessoa é composto por cerca de 60 jovens, entre 10 e 18 anos, que moram no entorno do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley. O grupo é regido pela maestrina Socorro Estrela. O grupo é uma das ferramentas de inclusão social da Unimed JP. A ideia é, através da música, levar uma mensagem de paz e de otimismo ao mundo, além de contribuir para uma integração positiva desses jovens na sociedade.

MÚSICAS

Confira as doze que o Coral Jovem Unimed João Pessoa apresentou durante a Cantata de Natal:

- "Gente" (Caetano Veloso)

- "O Melhor Vai Começar" (Guilherme Arantes)

- "O Homem" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

- "A Primeira Estrela" (Luhli, Lucina e Sônia Prazeres)

- "A Guerra dos Meninos" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

- "Pie Jesu" (Andrew Lloyd Webber)

- "Menino Deus" (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro).

- "Jesus Alegria dos Homens" (Johann Sebastian Bach).

- "Filhote do Filhote" (Paulo Garfunkel e Jean Garfunke".

- "Noite Feliz" (Joseph Mohr/ Franz Gruber

- "Over The Rainbow" (Harold Arlen e E.Y. Harburg) e "What a Wonderful World" (Bob Thiele e George David Weiss), com arranjo de Israel Kamakawiwo'ole

- "Um Feliz Natal" (José Feliciano / Versão: Ivan Lins)