Notícias

Febre amarela será abordada em programa nesta terça-feira

Publicada em 07/02/2017 às 07h

Febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos: uma das formas de prevenir é a vacina Febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos: uma das formas de prevenir é a vacina

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas.

O assunto será tema nesta terça-feira (7) do Consultório CBN, programa da Rádio CBN que conta com a parceria da Unimed João Pessoa e que vai ao ar às 10h.

O entrevistado será o infectologista Francisco Bernardino Neto, que vai falar sobre sintomas, cuidados, tratamento da febre amarela, entre outros.

Todas as terças-feiras, um profissional da Unimed JP participa do Consultório CBN, levando informações que vão contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

SINTOMAS

As primeiras manifestações da febre amarela são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Pessoas que nunca entraram em contato com a febre amarela ou nunca se vacinaram contra ela correm o risco de contrair a doença ao viajarem para locais em que a doença é ativa, mesmo que não haja casos recentes reportados nestas regiões.

A febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar.