Notícias

Importância de uma alimentação saudável antes e depois de engravidar

Publicada em 04/09/2017 às 10h

Os cuidados com a alimentação devem iniciar bem antes da gravidez: saúde da mãe e do bebê Os cuidados com a alimentação devem iniciar bem antes da gravidez: saúde da mãe e do bebê

A mudança na alimentação da mulher deve ocorrer quando ela decide que quer ficar grávida, ou seja, no período periconcepcional. Portanto, é recomendável uma consulta médica para que ela receba orientações sobre o que deve fazer antes de tentar engravidar.

Nesse período, por exemplo, já está indicada a suplementação com vitaminas contendo ácido fólico, substância que tem um papel importante na prevenção de defeitos no tubo neural (malformações graves do sistema nervoso como meningocele).

A nutrição adequada para a mulher é garantia de “matéria-prima” de qualidade para o desenvolvimento do bebê. Alguns problemas podem ser evitados apenas com uma boa alimentação. Por isso, atenção redobrada para evitar o consumo de alimentos contaminados.

Assim como o uso de ácido fólico como complemento nutricional é capaz de evitar algumas malformações congênitas, o excesso de vitaminas também pode ser prejudicial, como é o caso da ingestão excessiva de vitamina A.

GRUPO MÃE E BEBÊ

As clientes da Unimed João Pessoa têm um importante aliado para orientar as futuras mães durante as diversas fases da gravidez. É o Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê, que dá diversas orientações sobre vários aspectos importantes da gestação, inclusive relacionados à nutrição.

Apesar de o alvo principal ser as mulheres, os maridos também têm espaço garantido no grupo. Eles podem acompanhar as esposas em todos os módulos. Caso não possam participar de algum, a cliente pode levar outra pessoa como acompanhante (parente ou cuidadora, por exemplo). As atividades ocorrem no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

Quer saber mais informações sobre as atividade do Grupo Mãe e Bebê, clique aqui.

ALIMENTOS IMPORTANTES

Alimentos saudáveis para outros períodos da vida, também são bons para o período da gestação, como é o caso das frutas frescas, vegetais e grãos integrais. Proteínas como carnes, ovos, peixes, frangos e leite, além de feijão, também devem estar presentes nas refeições. caso os produtos derivados do leite não façam parte da alimentação, é necessário incluir a suplementação de cálcio. 

CUIDADOS NA INGESTÃO

Vale reforçar, novamente, os cuidados com os alimentos, seja com a origem, higienização, preparo ou armazenamento.  

 

• Evite a contaminação com microrganismos que podem causar doenças.  

• Lave bem as mãos e os locais nos quais vai preparar os alimentos como a superfície da pia, assim como, facas, garfos, colheres e outros instrumentos que usará no preparo. Sempre que possível, use água quente na higienização do local e dos utensílios.

• Lave frutas frescas e vegetais em água corrente antes de servi-los.

• Esteja segura de que todas as carnes, peixes e ovos foram bem cozidos.

• Não utilize leite ou queijo não pasteurizado.

• Cozinhe brotos como os de alfafa e feijão, além de radiche.

EVITAR

• Álcool, mesmo em pequenas quantidades.

• Produtos à base de cafeína devem ser ingeridos em pequenas quantidades. O máximo indicado equivale a uma ou duas xícaras pequenas de café. Atenção também para refrigerantes, chás e bebidas à base de ervas, pois também podem conter essa 

 

Com informações da Unimed do Brasil