Notícias

Leia os rótulos dos alimentos para adquirir o produto certo

Publicada em 18/08/2016 às 07h

Ler rótulo é importante para comprar o produto certo Ler rótulo é importante para comprar o produto certo

A principal função dos rótulos das embalagens é informar sobre as características e propriedades nutricionais dos produtos. São nos rótulos que constam as especificações do que está prestes a ser adquirido, tanto em relação a ingredientes, quanto de nutrientes, como vitaminas, fibras, minerais, carboidratos e gorduras.

Por isso, as pessoas não devem levar em consideração apenas o especificado pela publicidade de um produto, pois costuma não ser a forma mais eficaz de descobrir se os itens em destaque realmente são os mais presentes e significativos.

Há barras de cereais, por exemplo, que enfatizam possuir grande quantidade de grãos, porém, ao observar a lista de ingredientes o que há de mais evidente são os açúcares e gorduras. Já os hipertensos precisam ficar de olho na tabela nutricional, cautelosos quanto ao nível de sódio presente no alimento. 

GRUPO DE DIABETES

A leitura de rótulo é uma das oficinas oferecidas, gratuitamente, pela Unimed João Pessoa para os participantes do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus (GES-DM), uma iniciativa do Setor de Promoção da Saúde, voltada para clientes, realizada no Espaço Viver Melhor. O objetivo da oficina é ensinar aos portadores da doença a ler corretamente os rótulos das embalagens, para que possam consumir o produto certo.  

O GES-DM contribui para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença através de orientações respassadas por uma equipe multidisciplinar. Saiba mais sobre o grupo e como participar das atividades.

Além das recomendações acima, há ainda diversas outras orientações que servem como guia para as pessoas em geral, separamos abaixo, confira!

Com informações da Unimed do Brasil