Unimed João Pessoa

Notícias

Leia os rótulos e escolha alimentos mais saudáveis; confira orientações

A- A+
Publicada em 16/07/2018 às 07h
Ler o rótulo ajuda a identificar quais alimentos têm aditivos, edulcorantes e conservantesLer o rótulo ajuda a identificar quais alimentos têm aditivos, edulcorantes e conservantes

Você tem o hábito de ler o rótulo dos alimentos? Sabe o que significa a ordem dos ingredientes? Os itens utilizados pelo fabricante dizem muito sobre o alimento que você irá consumir, por isso, ao avaliar preço, marca e peso atente-se também às outras informações que compõem o rótulo do produto.

Ler o rótulo ajuda a identificar, por exemplo, quais alimentos têm aditivos, edulcorantes e conservantes. Eles geralmente aparecem com nomes pouco populares e confundem a cabeça do consumidor. Por isso, a dica do Ministério da Saúde é evitar os alimentos que foram preparados com ingredientes que levam nomes desconhecidos. Isso significa que esses alimentos foram ultraprocessados e, quando consumidos em excesso, podem causar graves problemas à saúde. A preferência deve ser sempre por alimentos in natura.

O hábito de ler o rótulo também é importante para quem tem alergia alimentar. Só assim é possível saber se o produto contém, por exemplo, leite, amendoim ou glúten. Ao fazer a leitura correta do rótulo, é possível ainda identificar se determinado alimento tem pouco ou muito sódio, açúcar ou gordura, e se está próximo da data de validade.

 

 

 

Entenda o rótulo

Valor Energético

É expresso em quilocalorias (kcal) e representa a energia produzida pelo corpo a partir do consumo da porção de carboidratos, proteínas e gorduras totais representada no rótulo.

Carboidrato

Tem como função fornecer energia para as células. Está presente em maior quantidade nas massas, arroz, doces e pães, por exemplo.

Proteínas

São importantes para a construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Estão presentes nas carnes, ovos, leites e leguminosas.

Gorduras Totais

São todas as gorduras do alimento. As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K.

Gorduras Saturadas

Está presente em alimentos de origem animal, como carnes, queijo, leite integral e manteiga. Quanto mais alta a quantidade de gordura saturada maior é o percentual indicado na tabela nutricional. O consumo em excesso pode aumentar o risco para doenças cardíacas.

Gorduras Trans

Estão presentes em alimentos industrializados como as margarinas, sorvetes e biscoitos. Assim como a gordura saturada, a gordura trans também pode provocar doenças do coração.

Fibra Alimentar

A fibra auxilia no funcionamento do intestino. Opte por alimentos como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais.

Sódio

O sódio, presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (salgadinhos, embutidos, entre outros) deve ser consumido com moderação, pois o excesso pode provocar o aumento da pressão arterial. Por isso, evite alimentos com alto percentual de sódio.