Notícias

Médico cooperado dá orientações sobre como se proteger do Zika Vírus

Publicada em 03/02/2016 às 14h

Médico cooperado Eduardo Sérgio Soares é ginecologista e obstetra da Unimed João Pessoa Médico cooperado Eduardo Sérgio Soares é ginecologista e obstetra da Unimed João Pessoa

Os sintomas do zika vírus se assemelham com quadro de dengue e também de chikungunya. Todas essas doenças são transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti. Qualquer pessoa corre o risco de ser infectada. Os sintomas são febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele.

De acordo com o ginecologista e obstetra Eduardo Sérgio Soares, médico cooperado da Unimed JP, a grande dificuldade é identificar clinicamente essas doenças. "No caso do zika vírus não existe exame laboratorial acessível para identificar esta doença", explicou.

Por conta disto, é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo, o uso de repelentes, colocar telas que impendem a entrada do mosquito em janelas, utilizar roupas de mangas longas e ter cuidado com o acúmulo de água parada dentro de casa.

As pessoas que precisam ter um maior cuidado, segundo o médico, são as gestantes, principalmente as mulheres em início de gravidez (até as 20 semanas de gestação), pois formam o grupo mais sujeito a consequências graves causadas pela doença, podendo dar à luz a bebês com microcefalia. "Como ainda não se tem total noção do que pode ser ocasionado pela doença, recomendo que as gestantes tomem cuidados em todo o período da gestação", enfatizou.

ORIENTAÇÕES PARA GESTANTES:

O Ministério da Saúde orienta as gestantes para que:

  • Não ingiram medicamentos não prescritos pelos profissionais de saúde.
  • Façam pré-natal e realizem todos os exames recomendados pelo médico. 
  • Informem aos profissionais de saúde qualquer alteração percebida durante a gestação. 
  • Reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes indicados para o período de gestação, uso de roupas compridas e todas as demais medidas mencionadas abaixo.

PREVENÇÃO:

Confira dicas para prevenir o Zika Vírus:

  • Proteger a pele usando repelentes.
  • O repelente deve ser o último produto aplicado na pele, após filtro solar, maquiagem ou hidratante.
  • Gestantes e mulheres em idade fértil devem consultar seu médico para saber qual o tipo de repelente mais indicado e receber orientações sobre a forma de aplicação.
  • Utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, período em que os mosquitos são mais ativos.
  • Eliminar as possibilidades de contato entre mosquitos e água armazenada em qualquer tipo de depósito.
  • Impedir o acesso das grávidas por intermédio do uso de telas ou mantendo-se os reservatórios ou qualquer local que possa acumular água, totalmente cobertos.
  • Se um foco do mosquito Aedes aegypti for detectado e não puder ser eliminado pelos moradores do local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.