Notícias

Parar de fumar traz inúmeros benefícios à saúde; veja quais

Publicada em 31/05/2018 às 07h

Abrir mão do cigarro traz inúmeros benefícios à saúde em pouco tempo na vida da pessoa Abrir mão do cigarro traz inúmeros benefícios à saúde em pouco tempo na vida da pessoa

Deixar de fumar, mesmo por volta dos 50 anos, tendo fumado a maior parte da vida traz inúmeros benefícios à saúde, como a redução de 40% nos riscos de infarto e derrame. Em cinco anos sem cigarro, os riscos são os mesmos de um não-fumante. A conclusão é de uma pesquisa alemã feita durante dez anos, com nove mil pessoas, entre 50 e 74 anos, e confirmada pelo pneumologista Sebastião Costa.

 

“Logo nos primeiros dias e semanas, há um aumento da imunidade e a pessoa fica menos suscetível a resfriados. A tosse seca, típica em indivíduos que fumam, diminuirá aos poucos até sumir. O cansaço irá embora e dará lugar à disposição para caminhar e fazer outras atividades físicas. Mas, para conseguir esses benefícios, precisa ter vontade de deixar o cigarro”, aconselhou o médio Sebastião Costa, cooperado da Unimed João Pessoa.

 

A aposentada Vera Teixeira, 73 anos, é uma prova de que, embora difícil, deixar de fumar é uma decisão possível. “Passei 20 anos fumando muito, até que, há 20 anos, tive que me submeter a uma pequena cirurgia”, contou. A cirurgia era simples, mas, ao voltar para casa, dona Vera decidiu que passaria o pós-operatório sem colocar um único cigarro na boca. E assim fez. Hoje, não consegue, sequer, sentir o cheiro.

 

“Foi a melhor decisão que tomei na vida. Senti os benefícios na respiração instantaneamente. Até o pós-operatório foi tranquilo. Hoje, consigo ficar com meus bisnetos sem ficar ofegante”, afirmou Vera.

 

GANHOS AO ORGANISMO

Para Sebastião Costa, deixar de fumar sempre traz benefícios, mesmo que a pessoa decida parar após os 50 anos, como dona Vera “. Os ganhos ao organismo podem ser observados já a partir de 12 a 24 horas sem fumar, sendo progressivos. Neste período, o pulmão já volta a funcionar melhor. E, com o tempo, há uma diminuição significativa do risco de desenvolver câncer", esclarece”.

Abrir mão do cigarro também ajuda a rejuvenescer e a dona Vera é a maior prova disso. “Ah, eu acordo cedo, danço com meus bisnetos, cuido das minhas plantas e faço cursos de artesanato com a minha neta. Eu me sinto jovem e disposta a viver mais 70 anos”, brinca dona Vera.

Com a saúde renovada depois da decisão de parar de fumar, alguém duvida que dona Vera vai dar um “banho” em muito jovem e adulto, no quesito disposição, qualidade de vida e longevidade?