Notícias

Previna-se no carnaval e garanta a sua saúde

Publicada em 24/02/2017 às 15h

Para evitar a possibilidade de ter contato com o vírus HIV durante as relações sexuais, é preciso precaver-se usando camisinha Para evitar a possibilidade de ter contato com o vírus HIV durante as relações sexuais, é preciso precaver-se usando camisinha

Com a proximidade das festividades de carnaval, intensificam-se os alertas sobre a necessidade de usar preservativo nas relações sexuais, a popular camisinha. Este é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada e não dar margem ao risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, sífilis, aids e alguns tipos de hepatites.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (novembro/2016), 827 mil pessoas no Brasil estão infectadas pelo vírus da AIDS. Deste número, 112 mil desconhecem o fato.

Segundo o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, o uso de preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV, mas também para quem já vive com HIV/aids.  Isso porque, além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, o uso do preservativo previne contra a reinfecção que poderia agravar ainda mais a saúde da pessoa.

Para evitar a possibilidade de ter contato com o vírus HIV durante as relações sexuais, é preciso precaver-se usando camisinha e também estar atento a diversos fatores que podem fazer com que ela estoure, colocando em risco sua finalidade.

Confira abaixo uma lista de circunstâncias de risco divulgadas pelo departamento ligado ao Ministério da Saúde:

Com informações da Unimed do Brasil