Notícias

Saiba quais as vantagens de levar comida de casa para o trabalho

Publicada em 14/08/2017 às 07h

A engenheira Adma Melo é adepta das marmitas: planejmamento para preparar dos alimentos A engenheira Adma Melo é adepta das marmitas: planejmamento para preparar dos alimentos

Dieta saudável e economia financeira são alguns dos temperos que vêm junto com a marmita que você prepara em casa para levar ao trabalho. Boas escolhas nos alimentos e cuidados na hora do preparo vão fazer o sucesso do seu almoço.

A nutricionista Jéssica Lisboa, que integra a equipe multiprofissional do Espaço Viver Melhor, local onde são realizadas ações de promoção de saúde da Unimed João Pessoa, diz que ao preparar as marmitas as pessoas devem optar pelos alimentos mais saudáveis - e até os orgânicos -, à base de temperos naturais de ervas e com reduzido teor de sódio e gorduras.

Quem está disposto a se planejar e preparar a marmita do almoço contará com vários benefícios. Entre eles, conhecer a procedência do alimento, ter controle da higiene e do preparo e ainda emagrecer. “Com as opções de alimentos saudáveis selecionadas pela pessoa, em porções corretas e balanceadas, preparações adequadas, sem excessos de sal ou gorduras, consequentemente haverá uma manutenção do peso corporal", afirma Jéssica Lisboa.

Dessa forma, quando você leva a comida pronta de casa, além de economizar bastante, fará uma refeição equilibrada, preparada sem outras tentações e calorias a mais. "A pessoa vai ter o cuidado de não encher demais a vasilha, para não criar o hábito de consumir mais que o necessário”, complementa a nutricionista.

MUDANÇA DE HÁBITOS

A engenheira de alimentos Adma Melo é adepta das marmitas. Há três anos e seis meses, ela decidiu mudar de vida, procurou um nutricionista e saiu de um quadro de obesidade grau 1. “Eu precisava e queria muito emagrecer. Percebi que só fazendo minhas próprias marmitas, conseguiria seguir a dieta à risca e manter os hábitos saudáveis”, diz Adma.

A praticidade de ter as marmitas semanais prontas para levar para o trabalho ou para qualquer lugar, sem se preocupar, é uma das vantagens apontadas pela engenheira. Uma vez por semana, Adma Melo prepara o almoço e jantar, seguindo a orientação do nutricionista. Ela sempre escolhe as opções mais saudáveis, como temperos frescos. Quase nunca usa sal.

Há também o processo de higiene na hora do preparo, para evitar que as marmitas sejam contaminadas com algum tipo de micro-organismo e estraguem mais rápido. “Acondiciono as minhas marmitas na geladeira, apenas em refrigeração. Não congelo", diz. Adma sempre transporta a marmita em uma bolsa térmica e não tem vergonha de carregá-la para todos os lugares.  

A experiência da engenheira já influenciou muita gente. Hoje, ela posta seus hábitos saudáveis em uma rede social, onde tem quase 9 mil seguidores. “Fico muito feliz quando recebo os feedbacks das pessoas agradecendo por eu ter ajudado de alguma forma na escolha dos hábitos saudáveis”, conta a engenheira.

MARMITA SAUDÁVEL

Quantidade de alimentos

É difícil saber qual a quantidade contida em uma porção. É uma fatia, uma xícara, um copo, uma concha. A nutricionista Jéssica Lisboa explica o quanto deve ser colocado em cada prato.

  • 50% para saladas
  • 30% para os grãos, leguminosas e carboidratos
  • 20% para proteínas
  • Para a sobremesa uma boa opção é levar uma fruta: secas ou in natura (frescas)

Comida para vários dias

É importante sempre se planejar para garantir de forma prática uma alimentação equilibrada e saudável, fracionando os alimentos em recipientes e colocando-os no congelador. Entre os cuidados e dicas, estão:

  • Não adicionar muito tempero às preparações que serão congeladas, porque o congelamento tende a realçar o sabor;
  • Para alimentos com líquidos, é importante não preencher todo o recipiente, deixando 2 centímetros, para que não se expanda com o congelamento;
  • A comida deve ficar em um recipiente lavável, rígido, transparente e com tampa fechada hermeticamente;
  • Selecionar ingredientes frescos, preferencialmente orgânicos e da estação, que são mais saborosos, saudáveis para o organismo e duram mais tempo;
  • Evitar congelar vegetais crus, ovos cozidos, batatas, preparações com molhos, maionese, creme de leite e queijos cremosos;
  • Armazenar adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para alimentos preparados e prontos para o consumo; prateleiras do meio para produtos semi-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus;
  • Não guardar alimentos por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. O alimento preparado deve ser consumido no máximo em 5 dias.