Notícias

Sala de parto natural, um serviço exclusivo do Hospital Alberto Urquiza

Publicada em 11/04/2018 às 07h

Paciente que decidir pelo parto natural contará com uma sala específica com estrutura para isso Paciente que decidir pelo parto natural contará com uma sala específica com estrutura para isso

O parto é um momento sublime, quando os pais finalmente conhecem o rosto do bebê e podem sentir sua pele e seu cheiro. Mas, como decidir que tipo de parto deve ser feito? Natural ou cesariano?

 

A decisão pelo tipo de parto que a gestante e o bebê vão passar deve ser baseada no desejo da mãe, juntamente com a indicação médica, que vê as condições e a segurança no procedimento.

Caso opte pelo parto natural, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, oferece uma sala apropriada e equipada para esse tipo de procedimento que, aliada a uma equipe altamente capacitada, vai tornar mais tranquila e segura a hora da chegada do bebê. O Alberto Urquiza é o único da rede privada da Paraíba com esse tipo de estrutura.

Por outro lado, se o desejo e a indicação forem pelo parto cesariano, o Alberto Urquiza Wanderley, também oferece às pacientes toda a estrutura necessária para uma cirurgia segura, atendendo mulheres com gestação tranquila ou de alto risco.

 

ESTRUTURA

A paciente que decidir pelo parto natural contará, no Hospital Alberto Urquiza, com uma sala específica para isso, com cama apropriada, bola, banqueta, barras, cavalete, entre outros equipamentos. O ambiente tem uma estrutura humanizada, onde a mulher pode escolher a posição que achar mais confortável e escutar uma música relaxante.

A sala fica dentro do Centro Obstétrico, que tem toda a estrutura, caso a mulher ou o bebê tenham algum problema na hora do nascimento. Logo ao lado, em questão de segundos, a mulher poderá ter acesso a todos os equipamentos que seriam necessários durante uma cesariana, por exemplo.

Para os partos realizados através de cirurgia cesariana, a sala de parto dispõe de uma estrutura com equipamentos como carro de anestesia, berço aquecido, monitorização completa. Esse parto deve ser indicado na inviabilidade de um parto natural. No entanto, é primordial respeitar a decisão da mãe, para que ela esteja bem fisica e psicologicamente.

Toda a equipe é qualificada e preparado para atender qualquer eventualidade durante o procedimento. Os enfermeiros, por exemplo, são especialistas em obstetrícia.

 

DIFERENCIAIS

O hospital dispõe ainda de uma estrutura comum aos dois tipos de parto. É que a maternidade do Alberto Urquiza é a única particular no Estado que tem uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para a mãe. Além disso, a unidade dispõe ainda de uma UTI Neonatal e uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), quando a criança precisa de uma atenção especial, mas não necessita de uma UTI.

A maternidade é a única que tem dois obstetras e um neonatologista de plantão e anestesista 24 horas por dia.

 

HUMANIZAÇÃO

Para ambos os tipos de parto, há o incentivo ao aleitamento materno e ao alojamento conjunto. Durante o parto e também depois, o pai pode ficar com mãe e o filho, acompanhando a família. Ainda na sala de parto, pouco tempo depois da criança nascer, ela é colocada para mamar e sentir a pele da mãe.

Depois, o trinômio (mãe, recém-nascido e pai – ou um familiar que acompanhe) fica em observação junto e posteriormente é encaminhado para a acomodação. Em todo o tempo, a família não se separa, estreitando ainda mais os laços de afeto.

A equipe multiprofissional incentiva e dá dicas e orientações sobre amamentação. Antes da alta médica, a mãe e o pai aprendem ainda a dar banho na criança e a higienizar o umbigo.