Notícias

Veja atitudes para diagnóstico precoce do câncer de mama

Publicada em 17/10/2014 às 07h

Autoexame das mamas não substitui a mamografia anual a partir dos 40 anos Autoexame das mamas não substitui a mamografia anual a partir dos 40 anos

O câncer de mama, segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras, é uma doença que não é possível prevenir. "Não se fala de prevenção de câncer de mama, porque não existe nada que se possa fazer para evitar a doença", explicou a mastologista Lúcia Sarmento, médica cooperado da Unimed João Pessoa.

Segundo ela, já que não pé possível prevenir, é importante diagnosticar o mais cedo possível a doença. "Quanto mais cedo é diagnosticado o câncer de mama, maiores são as chances de cura, que chegam a algo aproximado a 90%", explicou.

De acordo com a médica, o principal meio de diagnosticar precocemente o câncer de mama é através da mamografia, que deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos nos casos de mulheres que não têm história de câncer de mama na família.

O autoexame, segundo ela também é importante, mas ele não é tão preciso quanto a mamografia, porque só detecta alguma alteração na mama se o nódulo estiver com mais de um centímetro.

"Para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, as mulheres devem fazer o autoexame periodicamente, consultar o médico para fazer o exame físico, realizar a mamografia (a partir dos 40 anos)", explicou.

No caso da mulher que teve mãe, irmã ou filha com histórico de câncer de mama, ela tem três vezes mais chance de ter a doença e precisa realizar exames antes dos 40 anos de idade.

OUTUBRO ROSA

O Movimento Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades para alertar sobre o diagnóstico precoce. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.

A Unimed João Pessoa mais uma vez aderiu ao Outubro Rosa e desde a semana passada, a Cooperativa iluminou com a cor rosa os prédios do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley, do Hospital Unimed Moacir Dantas, da sede da Cooperativa e do Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar. A iluminação especial ficará até o final do mês. Clique aqui para ver as fotos.

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam, neste mês, ações isoladas referentes ao câncer de mama e à importância da mamografia para detecção precoce da doença. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil, a iniciativa pioneira ocorreu em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.