Artigos Médicos

Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM)

Publicada em 14/05/2006 às 00h

Conhecida erroneamente por alguns como andropausa ou menopausa masculina, entre outros termos, esta síndrome procura explicar a relação entre o homem idoso e os hormônios masculinos. Estudos mostram que a queda dos níveis de hormônios masculinos podem levar a alterações da função sexual, osteoporose, perda da força muscular, depressão e diminuição da qualidade de vida.

Contudo, este distúrbio é ainda motivo de muita controvérsia no meio médico acadêmico, merecendo esclarecimento cauteloso. Mais simplesmente esta síndrome seria definida quando o nível de testosterona (hormônio masculino) estivesse abaixo do nível considerado normal, sempre procurando correlacionar com os sintomas do paciente, sendo mais prevalente com o aumento da idade. A dosagem da testosterona livre parece ser a mais confiável, e sua queda pode começar a partir dos 40 anos de idade.

No homem, a diminuição na produção de hormônios ocorre de maneira lenta e gradual, diferente da mulher onde a queda é acentuada na menopausa. Todavia, lembremos que a queda hormonal masculina também pode ocorrer na vigência de doenças (obesidade, estresse, diabetes, Aids, por exemplo), medicações (alguns diuréticos, corticóides e tratamento medicamentoso para câncer de próstata, entre outros) e hábitos (como o alcoolismo).

O tratamento é feito com reposição hormonal da testosterona, sendo mais usadas as formas injetáveis e transdérmicas (adesivos ou gel). Há contra-indicações para reposição, sendo estas absolutas - como no caso de câncer de próstata e obstrução prostática, por exemplo - ou relativas (apnéia do sono e aumento prostático, entre outras) O diagnóstico da DAEM deve ser feito por um urologista habilitado, que é o profissional capacitado para não confundir esta síndrome com sintomas do próprio envelhecimento, doenças orgânicas ou psicológicas, as quais podem ocorrer nesta faixa etária."
Emerson Oliveira de Medeiros

Emerson Oliveira de Medeiros

CRM-PB: 4827

Especialidade: Urologista e cirurgião geral

Mais artigos de Emerson Oliveira de Medeiros