A- A+

Artigos Médicos

Eveline Emília de Barros Dantas

Eveline Emília de Barros Dantas

CRM-PB: 5153 Especialidade: Geriatra e clínica

Carnaval também é época de cuidados com a saúde!

Publicada em 24/02/2017 às 18h

O que é importante para manter um bom estado de saúde? Dentre muitas coisas, é consenso que atividade física, moderação na ingestão alcoólica, proteção contra raios solares e adequadas horas de sono auxiliam bastante na prevenção à saúde física e mental. Alguns destes itens citados são muitas vezes esquecidos, durante o período de carnaval. Passeios, viagens, ou apenas sair da rotina durante quatro ou cinco dias de feriado podem gerar más consequências à saúde. Prioriza-se muito mais o lazer e diversão, esquecendo-se dos cuidados com a saúde.

O número de atendimentos nas urgências hospitalares por intoxicação alimentar aumenta bastante após o carnaval, ou já nos últimos dias do feriado. Dê preferência a alimentos leves, pouco gordurosos e recém-preparados. Ocorrências de insolação devido a períodos prolongados em praias e piscinas também são frequentes; por isso, deve-se passar o protetor solar a cada duas horas de exposição solar e repor também depois de sair da água. Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, geralmente ocorrem exageros em épocas festivas, o que pode acarretar problemas em curto e longo prazos, não esquecendo ainda dos perigos relacionados à combinação de álcool e direção veicular.

Além das brincadeiras e da folia, o feriadão de carnaval é um período que deve ser utilizado também para o descanso. Tentar dormir de sete a oito horas por dia garante um bom retorno à rotina de trabalhos e estudos após estes dias.

Hidrate-se bem: ofereça muito líquido às crianças e idosos, sendo que estes últimos sentem menos sede; então, faz-se necessário insistir na oferta de frutas, água e outros líquidos de suas preferências.

Sexo seguro: o uso de preservativos não deve ser esquecido. Todos os anos, próximo ao carnaval, existe um reforço nas campanhas que orientam sobre a importância do sexo com responsabilidade, evitando doenças sexualmente transmissíveis e gestações em épocas indesejadas.

Vacinação: mantenha o calendário vacinal em dia, respeitando cada faixa etária; a antitetânica deve estar atualizada em todas as idades; vacina contra a febre amarela para quem irá viajar para áreas endêmicas ou que apresentam surtos da doença na atualidade.

Ainda: use roupas e calçados leves e confortáveis. Aproveite estes dias com alegria e bem-estar, adquira boas recordações. Memórias boas são importantes para a saúde mental no futuro.