Referência em Alta Complexidade

Referência em Alta Complexidade

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência em procedimentos de alta complexidade na Paraíba. Com uma estrutura de ponta, a unidade hospitalar dispõe de um moderno Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico e Unidades de Tratamento Intensivo, estando completamente equipado para a realização de procedimentos de alta complexidade.

Alguns fatos ganharam repercussão nacional. Foi assim com o nascimento dos quíntuplos, caso raro na medicina mundial (1 ocorrência para cada 40 milhões de nascimentos). Para receber os bebês (4 meninos e 1 menina), que nasceram em setembro de 2003, o Hospital adquiriu novos equipamentos e a UTI Neonatal passou por adaptações.

O Alberto Urquiza é pioneiro na realização de transplantes no Estado. Em 2004, foi realizado o primeiro transplante de coração da história da Paraíba. Quinze dias depois, ocorreu o primeiro transplante de fígado, considerado o procedimento mais complexo ao qual um ser humano pode ser submetido. Em 2009, foi feito o primeiro transplante de rim.

Em 2014, o Hospital proporcionou mais um feito inédito na medicina da Paraíba: a primeira cirurgia cardíaca realizada por vídeo do Estado. Este tipo procedimento minimiza o trauma e os riscos de uma cirurgia convencional. A cirurgia só foi possível graças à estrutura do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que possui aparelho para realização de cirurgia por vídeo com tecnologia em alta definição.

Na história mais recente, o HAUW mostrou, de novo, a sua importância ao se destacar na assistência prestada durante a pandemia de covid-19. Nesse desafio, alcançou resultados iguais ou até melhores do que os obtidos pelas maiores instituições de saúde do país, ajudando a salvar milhares de vidas.