Maternidade

Maternidade

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta com a mais completa maternidade da Paraíba. A estrutura é composta por UTI Neonatal e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (Ucin), para o recém-nascido, em caso de necessidade. Para a mãe, caso seja necessário, há a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.

Seguindo as tendências de atendimento humanizado, logo após o nascimento, o recém-nascido fica com a mãe até a alta hospitalar na mesma acomodação, se não precisar de cuidados especiais.

Todas as mães, sejam elas de primeira viagem ou não, recebem orientação para cuidar da criança nos primeiros dias. Banho, amamentação, troca de fralda, armazenagem e doação de leite excedente estão entre as abordagens.

Primeiros socorros no bebê: como fazer?

Para auxiliar os pais e responsáveis a agir de maneira segura e rápida, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley elaborou uma cartilha com orientações e procedimentos mais adequados em algumas situações de emergência comuns.

Primeiros socorros no Bebê: como fazer?

O bebê nasceu! E agora, o que fazer? Cuidar de alguém tão pequeno pode parecer, à primeira vista, uma tarefa difícil e complicada. Afinal, o bebê é delicado e requer muito carinho e atenção especial.

Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação de risco, como engasgo ou aspiração de um corpo estranho, como por exemplo, peças pequenas de brinquedos.

Para auxiliar os pais e responsáveis a agir de maneira segura e rápida, esta cartilha foi elaborada pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley com orientações e procedimentos mais adequados em algumas situações de emergência comuns.

Cartório

Para obter certidão de nascimento ou de óbito de um paciente do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, não é necessário sair da unidade hospitalar. É que o hospital disponibiliza um espaço para que cartórios da cidade possam oferecer o serviço gratuitamente. Os cartórios funcionam no térreo do Hospital Alberto Urquiza.

Dias e horário de funcionamento:

  • Segunda a sábado, das 9h às 11h e das 13h às 17h
  • Domingo, das 9h às 11h.

Serviços

Centro Obstétrico

Centro Obstétrico

O Hospital Alberto Urquiza oferece um Centro Obstétrico para atender à gestante de alto risco que necessite da cesariana. Além disso, caso a mãe precise de uma assistência diferenciada, há uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) apropriada, com equipamentos modernos e uma equipe especializada e preparada para atendê-la. Dentro do Centro Cirúrgico e Obstétrico tem ainda uma sala de parto normal, para as grávidas que não têm alto risco.

 

Sala de parto normal

Sala de parto normal

A paciente que decidir pelo parto natural contará com uma sala específica para isso, com cama apropriada, bola, banqueta, barras, cavalete, entre outros equipamentos. O ambiente tem uma estrutura humanizada, onde a mulher pode escolher a posição que achar mais confortável e escutar uma música relaxante.

UTI Neonatal

UTI Neonatal

Unidade exclusiva para a recuperação de recém-nascidos prematuros ou com qualquer situação que necessite de um cuidado a mais. A unidade é referência no Norte-Nordeste.

Ucin

Ucin

O Hospital dispõe de uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), que, como o próprio nome diz, é um espaço que oferece uma assistência especial, sem ser UTI. Caso haja necessidade, existe ainda a UTI Neonatal. Nos dois espaços, os recém-nascidos têm o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. São médicos neonatologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo (que atuam junto à família), farmacêuticos e fisioterapeutas.

Vacinas

Vacinas

As vacinas têm um papel essencial na prevenção de doenças para crianças, e seus benefícios seguem até a vida adulta. Para os recém-nascidos, duas vacinas são obrigatórias: a BCG e a da Hepatite B. Estas são feitas no próprio hospital em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). No processo de imunização, os pais são orientados sobre as próximas doses e recebem o cartão de vacinação.

Informações Úteis


Horário de funcionamento

Todos os dias: 24h.

Entrega de exames

todos os dias

Contato


Av Ministro José Américo de Almeida, 1450, Torre


Maternidade

(83) 2106-0352