• Início
  • Notícias
  • Anabolizantes, drogas e condições genéticas podem potencializar risco de mal súbito

Notícias

Anabolizantes, drogas e condições genéticas podem potencializar risco de mal súbito

Publicada em 24/08/2023 às 15h53

Cardiologistas Fúlvio Petrucci e Maurílio Deininger falaram sobre mal súbito e demais doenças que afetam o coração Cardiologistas Fúlvio Petrucci e Maurílio Deininger falaram sobre mal súbito e demais doenças que afetam o coraçãoFoto: Assessoria

O mal súbito está relacionado a diferentes causas, como infarto, arritmia ou aneurisma cerebral, que podem ter o risco potencializado por fatores como uso de anabolizantes, drogas ilícitas e componentes em suplementos ou condições genéticas. Esse foi um dos pontos abordados no videocast “Sem Contraindicação”, publicado nesta quinta-feira (24) pela Unimed João Pessoa. O programa teve como convidados os cardiologistas Maurílio Onofre Deininger e Fúlvio Soares Petrucci.

Como o próprio nome diz, o mal súbito acontece de repente, podendo a pessoa morrer instantaneamente, sem sintoma aparente, ou até mesmo uma ou 24 horas depois de manifestar algum sinal, como dor ou aperto no peito, palidez e sudorese. O uso de anabolizantes para fins estéticos, como a testosterona; entorpecentes, como cocaína e derivados; e até mesmo suplementos que possuem anfetamina [ou derivados] na composição, podem influenciar a ocorrência de mal súbito.

O cardiologista Fúlvio Petrucci explica que os anabolizantes podem causar trombose, infarto e dilatação do coração, por exemplo. “Existe uma pessoa super saudável, aparentemente, mas faz uso de testosterona.  E esse paciente pode ter uma trombose coronariana e ter morte súbita. Ele aparenta ser saudável, mas faz uso de um anabolizante que está associado à inflamação de artérias do coração”, alerta.

As anfetaminas e derivados também são um risco para problemas cardiovasculares e mal súbito. A substância é uma droga sintética, presente em alguns medicamentos, mas não pode ser comercializada ou compor suplementos como pré-treinos. Por isso, é preciso ficar atento ao rótulo e origem desses produtos.

DOENÇAS CONGÊNITAS

O mal súbito também pode acometer pessoas, sobretudo as mais jovens e até mesmo atletas, que possuem condições genéticas favoráveis ao surgimento de doenças cardíacas, conforme explica o cardiologista Maurílio Deininger. “Existem algumas condições, como a miocardiopatia, a cardiopatia hipertrófica [quando uma parte do músculo do coração cresce] e predispõe a formação de arritmias graves. Isso tem um cunho hereditário”, disse o médico, que compõe a equipe de cirurgia cardíaca do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa.

Outro problema de origem genética e que pode causar a morte súbita, segundo Maurílio Deininger, é a anomalia coronária, uma condição em que uma artéria está no local errado e que pode comprimir a artéria coronária que leva o sangue ao coração. “Isso pode levar a uma isquemia e a uma arritmia grave”, explica.

PREVENÇÃO

O tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares passa pela adoção de hábitos saudáveis, como a redução no consumo de alimentos industrializados, prática de atividade física e exames regulares. Neste último caso, é preciso ainda mais atenção caso a pessoa tenha alguma pré-disposição genética para doenças cardiovasculares ou mais 40 anos. Os exames também são fundamentais antes de se começar a praticar exercícios físicos.

NAS PLATAFORMAS

Além do mal súbito, o quarto episódio do “Sem Contraindicação” traz informações sobre como prevenir e tratar diversas outras doenças que afetam a saúde do coração. O conteúdo está no canal da Unimed João Pessoa no YouTube e no Spotify.

O videocast é produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing do plano de saúde, com apresentação de Linda Carvalho. Cada episódio tem sempre dois convidados que abordam temas relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As informações completas sobre o programa estão no Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao. Na página, ficam disponíveis os links para acesso ao canal da Unimed JP no YouTube e no Spotify, além de espaço para envio de sugestões para o programa.