• Início
  • Notícias
  • Aprenda a fazer a dieta adequada para perder peso e ganhar saúde

Notícias

Aprenda a fazer a dieta adequada para perder peso e ganhar saúde

Publicada em 20/10/2022 às 07h

Faça escolhas saudáveis, evitando alimentos industrializados: veja esass e outras dicas para fazer uma dieta eficiente em oficina da Unimed JP Faça escolhas saudáveis, evitando alimentos industrializados: veja esass e outras dicas para fazer uma dieta eficiente em oficina da Unimed JP

Quem acompanha notícias ou posts com foco em alimentação e qualidade de vida muito provavelmente já se deparou com a divulgação de dietas que prometem resultados "milagrosos" em um curto espaço de tempo. No entanto, essas dietas, geralmente, não funcionam a longo prazo e podem impactar negativamente a saúde. O alerta é da nutricionista da Unimed João Pessoa, Paula Bacalhau.

Segundo ela, essas dietas costumam ser tentadoras. “Parece mais simples colocar em prática uma alternativa que pode trazer resultados rápidos do que ter que direcionar esforços contínuos na rotina alimentar”, disse. A nutricionista destaca que a dieta adequada, mesmo sendo mais trabalhosa, é muito mais satisfatória para a saúde e qualidade de vida.

Paula Bacalhau explica que provavelmente grande parte do peso perdido com dietas erradas corresponde a água e massa magra, e não a gordura corporal. “Com o passar do tempo, as pessoas que colocam em prática as ‘dietas da moda’, mas não promovem a reeducação dos hábitos alimentares, geralmente, acabam recuperando o peso que inicialmente perderam”, enfatizou.

COMO FAZER

A elaboração de uma dieta saudável vai depender das características de cada pessoa, como hábitos de vida, organismo, prática de exercícios, saúde mental, entre outros fatores. Por isso, é importante a escolha da dieta elaborada para cada pessoa.

Com o objetivo de desmistificar informações sobre as dietas de emagrecimento, a Unimed João Pessoa vai realizar na próxima quarta-feira (26), das 15h às 16h, de forma on line, uma oficina com o tema “Dieta que funciona”. A atividade será ministrada pela nutricionista Paula Bacalhau.

Podem participar clientes maiores de 18 anos com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 25 (idade entre 18 e 59 anos) ou maior ou igual a 27 (a partir dos 60 anos e com circunferência abdominal acima de 94 centímetros, no caso dos homens; e 80 centímetros, para mulheres).

A oficina é gratuita. As inscrições são feitas na página www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda/. CLIQUE AQUI.

DICAS:

Independentemente da escolha da dieta, a alimentação adequada contribui para obter mais saúde e bem-estar. Confira cinco dicas:

  • Faça escolhas saudáveis, evitando alimentos industrializados;
  • Como devagar, mastigando bem os alimentos e apreciando o sabor;
  • Escolha um ambiente tranquilo para as refeições, evitando uso de tecnologias;
  • Inserir vegetais no dia a dia; frutas, verduras, hortaliças; e
  • Prefira o consumo de cereais integrais (arroz e pães, entre outros).