• Início
  • Notícias
  • Aprenda a manter a pele saudável de pessoas acamadas com essas 6 dicas

Notícias

Aprenda a manter a pele saudável de pessoas acamadas com essas 6 dicas

Publicada em 30/11/2023 às 07h

O paciente na cama ou cadeira não pode passar muito tempo em uma única posição O paciente na cama ou cadeira não pode passar muito tempo em uma única posição

Uma pessoa que está há muito tempo acamada, seja após uma cirurgia ou por falta de mobilidade, pode sofrer pressão em certas áreas do corpo, o que levar ao surgimento de escoriações, assaduras ou úlceras na pele. "Essas lesões são muito dolorosas e podem ser de grande risco para a saúde do paciente, podendo levar a danos maiores, como sepse - inflamação que se espalha por todo organismo diante de uma infecção - e o óbito", explicou Joseane Flor dos Santos Oliveira, enfermeira da Assessoria de Pele do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa. 

Segundo ela, é possível evitar o agravamento das lesões na pele e até mesmo prevenir o surgimento delas com algumas medidas que trazem mais conforto e segurança ao paciente. "O tratamento e a prevenção das lesões andam juntos. É possível, sim, evitar as lesões como também seu agravamento com condutas corretas e o uso de curativos preventivos adequados", ressaltou. 

A enfermeira disse ainda que é importante examinar o paciente diariamente para verificar se há vermelhidão nas áreas de pressão na pele. "Ao identificar algum sinal do início de uma lesão por pressão, a posição da pessoa deve ser mudada ou esses pontos de compressão aliviados até que a vermelhidão desapareça", recomendou.

PEQUENOS CUIDADOS, BONS RESULTADOS 

1. Higienização correta 

Avalie a pele diariamente, atentando para sinais de vermelhidão, edema, calor e prurido. As pessoas acamadas, especialmente idosas, que já têm a pele naturalmente mais fina, devem estar sempre limpas e hidratadas. Mantenha a pele limpa e seca, optando por creme, aplicando na pele sem realizar fricção, é importante. 

2. Posição do paciente 

Não deixe o paciente na cama, cadeira, em uma única posição por tempo prolongado. É preciso trocar de posição o acamado ou pessoa com mobilidade reduzida a cada duas horas, pelo menos, para evitar a pressão constante em determinados pontos da pele. Já no caso dos cadeirantes, a frequência deve ser maior, a cada 15 minutos. 

3. Colchão para evitar lesão por pressão 

Os melhores colchões para aliviar a pressão nas áreas mais proeminentes do corpo são o colchão pneumático, de água, de gel de silicone ou de ar. Antes de comprar o colchão para este fim, consulte o médico e peça recomendações.

4. Almofada 

Para dar mais conforto ao paciente, é indicado o uso de almofadas de proteção para aliviar a pressão. Há modelos no mercado específicos para isso, como as almofadas anatômicas e de gel. Também neste caso, a dica é pedir recomendações ao médico. 

5. Roupas 

Opte por roupas leves e mantenha o ambiente claro e arejado para ajudar a evitar as lesões na pele dos acamados. É muito importante providenciar a troca frequente da roupa de cama, e opte por lençóis, fronhas e cobertas de tecido orgânico, como o algodão. Lembre-se de deixar o lençol bem esticado e sem dobras, para evitar a fricção com a pele. 

6. Alimentação e sol 

Mantenha uma alimentação saudável e ingestão de água contribuem para o bem-estar e a saúde da pele dos pacientes acamados. Também é fundamental tomar banho de sol, ativando sempre a vitamina D. 

SALVE NOSSA PELE

Para atualizar a equipe multidisciplinar sobre a prevenção e tratamento das lesões de pele, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley realiza nesta quinta-feira (30), das 8h às 17 h, no Laguna Praia Hotel, em Tambaú, a 11ª edição Salve Nossa Pele.

O evento, organizado pela Gerência de Enfermagem, Setor de Educação Continua e Assessoria de Pele do Alberto Urquiza, acontece anualmente em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, comemorado na terceira quinta-feira de novembro. O 11º Salve Nossa Pele visa trazer melhorias das ações de prevenção, combate e controle das lesões no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Hospital Pediátrico Unimed, Unimed Dia a Dia, Centro Médico Unimed (CMU), Hospital Unimed Medical e rede credenciada.