• Início
  • Notícias
  • Avanços e desafios da medicina são tema de programa em comemoração ao Dia do Médico

Notícias

Avanços e desafios da medicina são tema de programa em comemoração ao Dia do Médico

Publicada em 19/10/2023 às 16h35

Referências na medicina paraibana, João Modesto e João Medeiros reforçaram a importância da humanização no atendimento médico Referências na medicina paraibana, João Modesto e João Medeiros reforçaram a importância da humanização no atendimento médico

Referências na medicina, o pediatra João Medeiros e o endocrinologista João Modesto são os entrevistados desta semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa. O episódio, que tem como tema “A essência do trabalho médico”, foi o segundo deste mês em comemoração ao Dia do Médico, celebrado nessa quarta-feira (18).

Entre os assuntos abordados na conversa com a apresentadora Linda Carvalho, os convidados avaliaram a formação dos médicos no contexto atual e os desafios da profissão. Para eles, o que não pode ser abalado e jamais faltar a um bom médico é a relação de acolhimento ao paciente.

O pediatra João Medeiros lembrou que, quando começou a atuar, os recursos eram escassos. O Centro Cirúrgico, que era o ambiente mais sofisticado do hospital-escola, se chamava Sala de Operações e todos os equipamentos eram muito simples. “Hoje, dispomos de muitas ferramentas para nos ajudar: os exames de laboratório, os exames de imagem, a Inteligência Artificial. [São] ferramentas que, certamente, muito contribuem para o exercício médico, o diagnóstico precoce e a presteza do tratamento”, pontuou.

Mas, ao mesmo tempo que trazem benefícios, esses recursos também carregam um risco: afastar o médico do paciente. Por isso, é preciso que, desde cedo, os estudantes de medicina tenham claro qual o verdadeiro papel deles, na opinião do endocrinologista João Modesto. “O principal motivo nosso de fazer medicina é a defesa da vida”, lembrou. De acordo com ele, o médico precisa ter uma boa formação holística para exercer bem a profissão.

João Medeiros reforçou que é importante que o médico alie os avanços tecnológicos ao atendimento humanizado e respeitoso. “A relação médico-paciente, essa relação de empatia, solidariedade e confiança que caracteriza a ‘Medicina Arte’, jamais a máquina vai substituir. Essa relação é fundamental e exatamente o que diferencia a medicina da tecnologia”, afirmou.

SAÚDE E BEM-ESTAR

A Unimed João Pessoa disponibiliza um novo episódio do “Sem Contraindicação” sempre às quintas-feiras, ao meio-dia. O programa tem como foco principal saúde, qualidade de vida e bem-estar, mas também aborda temas que contribuam para uma sociedade melhor.

Os episódios estão disponíveis nos canais da Unimed JP no YouTube e no Spotify. Para conferir os canais ou obter mais informações, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao.