• Início
  • Notícias
  • Cães terapeutas levam alegria a pacientes durante visita ao Hospital Pediátrico Unimed

Notícias

Cães terapeutas levam alegria a pacientes durante visita ao Hospital Pediátrico Unimed

Publicada em 10/05/2021 às 07h

A visita de Frida e Beto deixou os pacientes encantados: muita alegria A visita de Frida e Beto deixou os pacientes encantados: muita alegria

A relação de afeto entre as pessoas e animais sempre existiu. Muita gente tem cão ou gato em casa, por exemplo, e os trata como membros da família. Mas, você sabia que um bichinho desses pode ser muito mais que um animal de estimação? É que eles podem ajudar, inclusive, no tratamento de saúde e na recuperação de pacientes.

Para estimular e motivar os pequenos pacientes, o Hospital Pediátrico Unimed, referência em alta complexidade para crianças na rede da Unimed João Pessoa, recebeu na tarde da sexta-feira (7) a visita de Frida e Bento, dois cachorrinhos, que além de muito fofos, são treinados para participarem da Terapia Assistida por Animais (TAA). Essa terapia utiliza animais para ajudar no tratamento de doenças e no suporte a pessoas acamadas e hospitalizadas.

A visita dos pets faz parte das ações de humanização que a Unimed João Pessoa desenvolve junto aos seus pacientes, proporcionando sempre o bem-estar como parte do tratamento.

BENEFÍCIOS

Segundo estudos, durante a presença dos animais, os pacientes têm o nível de ansiedade e estresse reduzidos. Além disso, os bichinhos ajudam a melhorar o relacionamento interpessoal do paciente, reduzem o sentimento de solidão, melhoram os parâmetros cardiovasculares e há a elevação do bem-estar.

É importante destacar que toda a visita seguiu protocolos sanitários para a segurança dos pacientes, de seus acompanhantes, das equipes do hospital e também dos animais envolvidos.

MUITA ANIMAÇÃO

A chegada de Frida e Bento ao Hospital Pediátrico Unimed foi muito animada. Além das crianças, os pais também ficaram encantados com a visita terapêutica. “Para mim foi muito importante a iniciativa da Unimed JP está trazendo os cães. Uma forma  de terapia para alegar os pequenos que já estão passando por um momento tão difícil de saúde, ambiente hospitalar  pesado. Então, só em trazer um pouquinho de sorriso para eles, já é muito gratificante”, disse Bruna Taisa Nóbrega Melo, mãe do paciente Mateus, que ficou encantado e muito animado com a visita dos cachorrinhos.

O Hospital Pediátrico Unimed é todo estruturando pensando nas crianças. Médicos e todos da equipe multiprofissional são especializados em pediatria. Além disso, uma série de ações é desenvolvida diariamente para o bem-estar das crianças e seus acompanhantes.

Todo o hospital está ambientado com tema infantil, para que a criança se sinta mais familiarizada com o ambiente. As datas especiais são lembradas, para que as crianças não sintam a falta de comemorar a Páscoa, o Dia das Crianças e o Natal, por exemplo, com alegria e descontração.

Ir ao centro cirúrgico pilotando um carro esportivo, receber certificado e coroa por colaborar com o tratamento, ter brinquedos à disposição para alegrar o dia... Tudo isso faz parte das ações de humanização do Hospital Pediátrico. Neste momento de pandemia, a Brinquedoteca é itinerante. As facilitadoras levam atividades e brinquedos para o apartamento de cada criança. Todos os objetos são higienizados e sanitizados antes que a criança tenha contato com eles, para evitar alguma contaminação.