• Início
  • Notícias
  • Cirurgia sem medo: veja o que é essencial para a segurança no procedimento

Notícias

Cirurgia sem medo: veja o que é essencial para a segurança no procedimento

Publicada em 01/12/2023 às 08h39

O cirurgão Geraldo Almeida e o anestesiologista Fernando Florêncio explicaram os preparativos para garantir uma cirurgia segura O cirurgão Geraldo Almeida e o anestesiologista Fernando Florêncio explicaram os preparativos para garantir uma cirurgia segura

Os preparativos para a realização de uma cirurgia envolvem vários profissionais que se empenham em um único objetivo: realizar o procedimento de forma segura de modo a garantir a saúde, o bem-estar e a recuperação do paciente no tempo mais breve possível.

A cirurgia segura é o tema do videocast “Sem Contraindicação” desta semana, que teve como convidados o cirurgião geral e do aparelho digestivo Geraldo Almeida e o anestesiologista Fernando Florêncio. Eles falaram sobre a importância dos preparativos pré-operatórios, como a avaliação de exames, estado de saúde, pós-operatório, além de esclarecer dúvidas e tranquilizar o paciente quanto ao procedimento.

Entre as etapas da cirurgia segura está o checklist. Como o próprio nome sugere, é o momento em que são checados vários itens (nome do paciente, tipo sanguíneo, medicamentos que utiliza, etc) antes da realização do procedimento.

O cirurgião geral Geraldo Almeida explicou que cada cirurgia é personalizada e que o checklist é essencial para uma cirurgia segura. “Já é feito uma série de procedimentos antes do paciente entrar na sala, desde a internação à identificação. Na Unimed João Pessoa, o paciente recebe uma pulseira que vai acompanhá-lo durante todo o tempo de internação”, informou o cirurgião, que também é superintendente de Provimentos de Recursos Próprios Hospitalares da Unimed JP.

Uma etapa importante antes da realização da cirurgia é a consulta pré-anestésica. É nesse momento em que o médico conhece o histórico do paciente, avalia exames, esclarece dúvidas e informa sobre os preparativos antes do procedimento, como o jejum, internação, medicamentos, entre outros aspectos avaliados. “[A consulta pré-anestésica] É uma forma que a gente tem naquele momento com o paciente de checar todos os exames e ver que, para aquela situação, está dentro do padrão aceitável da segurança. E não só isso: também solicitarmos até novos exames para que possamos ter o máximo de sucesso”, disse o anestesiologista Fernando Florêncio, que integra a diretoria do Instituto Unimed JP.

SEM CONTRAINDICAÇÃO

O “Sem Contraindicação” é produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, ao meio-dia, um novo episódio é disponibilizado no YouTube e no Spotify. Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível conferir os links dos canais e também deixar sugestões.

O videocast aborda temas sobre para saúde, qualidade de vida e bem-estar. Algumas edições também trazem temas relevantes na área de saúde suplementar e responsabilidade socioambiental.