• Início
  • Notícias
  • Com circulação de novas variantes da covid, médica alerta sobre reforço nos cuidados preventivos

Notícias

Com circulação de novas variantes da covid, médica alerta sobre reforço nos cuidados preventivos

Publicada em 09/01/2024 às 07h

Higienizar as mãos e evitar aglomeração estão entre as recomendações Higienizar as mãos e evitar aglomeração estão entre as recomendações

Com três novas cepas da covid-19 circulando no Brasil desde setembro de 2023 e o aumento de casos desde o mês de dezembro do mesmo ano, as autoridades em saúde reforçam o alerta para que a população adote as medidas de prevenção à doença e atualizem a vacinação. Os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano, principalmente por ser período de férias, eventos festivos e aumento no fluxo de turistas em João Pessoa.

Entre os cuidados básicos para a prevenção da covid é preciso evitar ambientes fechados com aglomeração, higienização das mãos e manter o esquema de vacinação contra a doença em dia. Para as pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas é preciso utilizar máscaras em ambientes fechados.

A infectologista Ana Campanile, explica que as variantes  JN.1, BA.286.1 e JG.3 foram encontradas em circulação no Ceará e em 47 países. Contudo, ainda não há como saber o comportamento delas, nem a gravidade das infecções. Por isso, a médica alerta a população para as medidas preventivas. “É preciso retomar os cuidados, principalmente a população mais vulnerável e os trabalhadores da saúde”, detalha a médica, que coordena o Serviço de Controle de Infecção do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, rede própria da Unimed João Pessoa.

TRABALHADORES ASSISTENCIAIS

Os profissionais da saúde devem redobrar os cuidados com o uso de máscara, higienização das mãos, vacinação completa contra a covid, manter a distância e o isolamento ao cuidar de pacientes diagnosticados com covid.

TESTES

A infectologista Ana Campanile reforça ainda a importância das pessoas fazerem o teste covid caso apresentem sintomas gripais. Na Unimed João Pessoa, o exame está disponível no Pronto Atendimento do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e no Drive-Thru, que funciona no Espaço Vida.

ASSISTÊNCIA

Os Hospital Alberto Urquiza Wanderley está preparado para receber os pacientes diagnosticados com Covid e que necessitem de internação, seja em leitos da enfermaria ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até esta segunda-feira (8), haviam três pacientes com covid internados na enfermaria e dois na UTI.