• Início
  • Notícias
  • Com ferramenta web e curso para colaboradores, Unimed JP promove a inclusão de pessoas surdas

Notícias

Com ferramenta web e curso para colaboradores, Unimed JP promove a inclusão de pessoas surdas

Publicada em 19/07/2023 às 12h04

Presidente da Unimed JP, Gualter Ramalho, participou de aula do curso de Libras: gestor que mostra a importância da inclusão para a Unimed JP Presidente da Unimed JP, Gualter Ramalho, participou de aula do curso de Libras: gestor que mostra a importância da inclusão para a Unimed JP

No processo de se tornar uma organização cada vez mais inclusiva, a Unimed João Pessoa deu um importante passo este mês. Desde o último dia 7, um grupo de colaboradores está se capacitando na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A finalidade é facilitar a comunicação com pessoas surdas, diminuindo a sensação de isolamento que, muitas vezes, elas podem ter.

Ao todo, serão 60 horas de aula até o dia 21 de outubro. A capacitação ocorre sempre aos sábados pela manhã, no Centro de Estudos da Unimed João Pessoa, que funciona no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. “A necessidade de oferecer um curso de Libras para os colaboradores surgiu a partir da nossa observação de que, como uma empresa socialmente responsável e participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, a Unimed João Pessoa precisa ter esse olhar para as diferenças, promovendo maior inclusão”, declarou João Modesto Filho, presidente do Instituto Unimed JP, braço social do plano de saúde que está organizando o curso em parceria com o Sescoop-PB.

ACESSIBILIDADE

A atenção da Unimed JP às pessoas com surdez não se restringe ao curso de Libras. Nas páginas oficiais do plano de saúde na internet, é disponibilizada uma ferramenta que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para a língua de sinais, tornando computadores, celulares e plataformas web mais acessíveis.

Também não é a primeira vez que um curso de Libras é oferecido aos colaboradores. Mas, com a renovação natural da equipe, o conhecimento acabou deixando de ser transmitido. A Unimed JP está trabalhando, agora, para garantir a continuidade. Novas turmas serão organizadas e os participantes atuais também funcionarão como multiplicadores junto aos demais colegas de trabalho. “Esta iniciativa é de real valor para a comunidade surda, que busca um ambiente acolhedor e comprometido com a inclusão. Esse é o diferencial da Unimed João Pessoa”, declarou Wandeylma Viégas, que é graduada em Letras Libras e está ministrando o curso.

De acordo com Wandeylma, no primeiro contato com a Libras, os colaboradores mostraram as experiências vividas com surdos e viram a importância da capacitação para um atendimento inclusivo e acolhedor. Além da teoria, eles têm se aprofundado na prática dos sinais e na própria conversação.

APRENDIZADO PARA A VIDA

Um dos participantes do curso é o psicólogo Henrique Cândido, que faz parte da equipe do Espaço Vida da Unimed João Pessoa. “O curso poderá facilitar processos e trazer o diferencial na atenção à saúde, possibilitando maior cuidado e acolhimento”, disse. Ele lembra que o suporte servirá tanto para os pacientes como para colaboradores que também necessitem dessa atenção.

Para Henrique, os benefícios vão além do ambiente de trabalho. “Para mim, o curso será de grande valia e proporcionará uma maior aptidão para a inclusão no meio profissional e até pessoal”, disse. “Acredito que tal ação é de suma importância não só para o crescimento profissional dos colaboradores que fazem parte da cooperativa, mas também no desenvolvimento humano e aprimoramento do cuidado com nossos clientes”, afirmou.

Apesar da agenda corrida, o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, compareceu à aula inaugural. Em uma breve conversa com os alunos do curso, ele agradeceu o tempo dedicado à capacitação e ainda ensaiou alguns sinais. Um gesto simbólico para mostrar a importância da inclusão na Unimed João Pessoa.