• Início
  • Notícias
  • Como as terapias holísticas levam ao equilíbrio e qualidade de vida

Notícias

Como as terapias holísticas levam ao equilíbrio e qualidade de vida

Publicada em 26/01/2023 às 09h35

A yoga é uma das atividades oferecidas no Harmonize, programa da Unimed João Pessoa para clientes realizado no Espaço Vida A yoga é uma das atividades oferecidas no Harmonize, programa da Unimed João Pessoa para clientes realizado no Espaço Vida

Quem já fez yoga sabe a sensação boa que ela provoca em todo o corpo. Além do bem-estar, essa terapia holística, baseada em conhecimento tradicional, é capaz de auxiliar na prevenção e tratamento de diversas doenças, melhorar o autocontrole emocional, fortalecer a musculatura e aliviar a dor física. A yoga é uma das atividades oferecidas no Harmonize, programa da Unimed João Pessoa para clientes, e que, inclui auriculoterapia, ventosaterapia, relaxamento e aromoterapia.

Adepta da yoga e da auriculoterapia, a professora Suely Paula da Silva, 57 anos, que faz tratamento médico para problemas osteomusculares, encontrou nas terapias holísticas, também chamadas de práticas integrativas, uma forma de se sentir mais saudável, com menos dor e cansaço. “Estou me sentindo muito melhor. Percebo que a ansiedade diminuiu, a minha musculatura está mais flexível e estou conseguindo dormir melhor”, afirmou.

Para a profissional de relações internacionais, Sátia Dias, 40 anos, as terapia holísticas trouxeram um maior equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito e um olhar mais voltado para o autocuidado. “As atividades, como yoga, auriculoterapia e ventosaterapia, que aderi há quase quatro meses, estão me proporcionando maior autocontrole, incentivando a relaxar e a refletir sobre questões internas. Me sinto mais tranquila, menos ansiosa e com uma maior autoestima”, disse.

A terapeuta holística da Unimed João Pessoa, Fabiana Filippin, explica que as práticas integrativas complementam o tratamento da saúde, respeitando as orientações de outros profissionais. Segundo Fabiana, as terapias auxiliam no tratamento da depressão, da ansiedade e na busca pelo autoconhecimento “As atividades contribuem para uma maior conexão consigo mesmo, ao perceber que, além de qualquer incômodo, existe alguém ali que muitas vezes precisa se enxergar melhor, perceber as suas virtudes”, afirmou.

COMO PARTICIPAR

Os clientes podem agendar qualquer uma das atividades do Harmonize no Portal Unimed JP (Acesse) ou pelo aplicativo que está disponível para os sistemas Android e iOS. Para cada atividade é aberta uma turma, em dias e horários que ficam disponíveis no próprio painel de agendamento.

BENEFÍCIOS

Cada atividade possui características próprias e, consequentemente, benefícios específicos. Porém, em geral, elas têm algumas qualidades em comum. Confira:

  • Melhora o bem-estar emocional devido ao seu efeito calmante e tranquilizante, reduzindo o estresse e a ansiedade;
  • Fortalece o sistema imunológico devido à liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pelas sensações de prazer;
  • Reduz os níveis de cortisol, norepinefrina e dopamina, que são hormônios ligados ao estresse, dor e aumento da pressão arterial;
  • Proporciona melhora do sistema circulatório geral em função do aumento da circulação sanguínea e fluxo linfático;
  • Reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea;
  • Diminui a tensão e melhora a elasticidade das fibras musculares;
  • Reduz espasmos, contraturas, edemas e hematomas;
  • Melhora a amplitude de movimentos;
  • Alivia a dor.