• Início
  • Notícias
  • Como estão as mulheres atendidas pelo projeto Mãos que Apoiam

Notícias

Como estão as mulheres atendidas pelo projeto Mãos que Apoiam

Publicada em 21/03/2023 às 15h

Josefa Rita é uma das beneficiadas pelo projeto Mãos que Apoiam Josefa Rita é uma das beneficiadas pelo projeto Mãos que Apoiam

Depois cinco meses de acompanhamento, as mulheres atendidas gratuitamente pelo Projeto Mãos que Apoiam, uma das ações de responsabilidade socioambiental do Instituto Unimed João Pessoa voltada para mulheres com suspeita de câncer, estão muito confiantes. É o caso de Josefa Rita da Silva Bezerra, 53 anos, uma das beneficiadas pelo projeto. "Hoje, estou bem. Estou confiante. Já entreguei todos os exames e a médica disse que estava tudo certo", contou.

Assim como Josefa, outras 13 mulheres participam do Projeto Mãos que Apoiam, que está em sua terceira edição e tem um novo ciclo iniciado em outubro de cada ano, dentro da programação da Unimed JP para o Outubro Rosa. Todas elas têm acima de 40, mas uma adolescente de 12 anos foi acolhida porque precisou de atendimento com um mastologista.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

As mulheres foram indicadas para participar do projeto pelo PSF da Comunidade São Rafael e pelo Centro Integrado de Ações Comunitárias Pela Vida (Cicovi), que fica no Valentina II, após diagnosticadas com suspeita de câncer de mama.

Desde outubro do ano passado, elas estão sendo acompanhadas pelas mastologistas Débora Cavalcanti, Lakymê Mangueira, Tarciana Ramalho e Jeane Nogueira, médicas cooperadas da Unimed João Pessoa, que se engajaram como voluntárias no projeto, iniciado em 2020.  Os exames complementares e de imagem são custeados pela Unimed JP. "Essa iniciativa humanizada e acolhedora contribui para que muitas mulheres tenham a oportunidade de ter um tratamento de excelência e possam vencer o desafio da doença", disse Josefa Rita, confiante que com o tratamento tudo dará certo.

DIANGÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

As mulheres com câncer de mama podem enfrentar desafios físicos e emocionais, bem como estresse e mudanças na autoimagem e na feminilidade. No entanto, existem muitas abordagens de tratamento disponíveis e as mulheres com esse diagnóstico têm tido, cada vez mais, vida longa e saudável após o tratamento. Por isso, é importante que todas se conscientizem, façam exames regulares e consultem seu médico se notarem qualquer alteração na mama.

PROPÓSITO

Mantenedora do instituto, a Unimed João Pessoa é, também, signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e assumiu o compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 3º ODS é “Boa Saúde e Bem-Estar”. Com essa iniciativa, a Unimed JP também coloca em prática o seu propósito organizacional: “promover a vida, cuidando da saúde das pessoas.”