• Início
  • Notícias
  • Como o cancelamento e a busca por curtidas prejudicam a saúde mental

Notícias

Como o cancelamento e a busca por curtidas prejudicam a saúde mental

Publicada em 23/11/2023 às 15h26

O psiquiatra Rivando Rodrigues e a psicóloga Monique de Fátima alertaram sobre os ricos da exposição em excesso nas redes sociais O psiquiatra Rivando Rodrigues e a psicóloga Monique de Fátima alertaram sobre os ricos da exposição em excesso nas redes sociais

Até que ponto a exposição na internet e nas redes sociais prejudica a saúde mental? Viver em busca de “likes”, mostrar uma vida que nem sempre corresponde à realidade ou o medo do “cancelamento” são comportamentos que muitas pessoas vivenciam nas redes sociais e que podem impactar no bem-estar emocional. Esses assuntos estão no videocast “Sem Contraindicação” desta semana, que tem como tema “Saúde mental na era digital”.

O tema foi abordado pelo psiquiatra Rivando Rodrigues, médico cooperado da Unimed João Pessoa, e pela psicóloga Monique de Fátima, que integra a equipe do Serviço Saúde Ocupacional do plano de saúde.

Entre os problemas que o uso excessivo das redes sociais pode gerar à saúde mental, estão a depressão, a ansiedade e até mesmo o uso de substâncias químicas.

De acordo com o psiquiatra Rivando Rodrigues, quando a pessoa não consegue alcançar os objetivos pelos quais se expõe na internet, como ganhar seguidores, e continua no anonimato, pode sofrer com transtornos de depressão ou ansiedade. “Como [a pessoa] vai trabalhar com aquele cancelamento, [com] o descarte? O [mundo] real quando bate é um fator desencadeante para o transtorno de ansiedade, depressão [e o] uso de substâncias que vai complicar muito mais qualquer doença [já existente]”, disse Rivando Rodrigues.

Para a psicóloga Monique de Fátima, muitas vezes o que as pessoas querem mostrar nas redes sociais é como elas gostariam de serem vistas para serem aceitas pelo outro. “Tem pessoas que realmente vivem dessa aceitação e se deve ter muito cuidado com isso, porque pode chegar no nível patológico”, completou a psicóloga.

SEM CONTRAINDICAÇÃO

O “Sem Contraindicação” é produzido pela Unimed João Pessoa. Novos episódios são publicados às quintas-feiras, ao meio-dia, no YouTube e no Spotify, sempre com informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e experiências que ajudem a transformar a sociedade.

Para mais informações ou para fazer sugestões, basta acessar a página do “Sem Contraindicação” no Portal Unimed JP: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao.