Notícias

Como os exercícios físicos ajudam a controlar a ansiedade

Publicada em 09/05/2023 às 11h

Prática regular de atividade física ajuda a melhorar o humor, o sono e atua na produção de hormônios relacionados ao bem-estar Prática regular de atividade física ajuda a melhorar o humor, o sono e atua na produção de hormônios relacionados ao bem-estarFoto: Freepik

Equilibrar corpo e mente pode não parecer uma tarefa fácil, sobretudo para quem sofre com algum transtorno. Mas, é possível. O Brasil é um dos países com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, somando 18,6 milhões de casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Você sabia que a prática regular de atividade física é uma importante aliada no controle da ansiedade e depressão? Quem diria que uma simples caminhada pode ajudar a amenizar os impactos da ansiedade no nosso organismo?

“O exercício aumenta muitos dos neurotransmissores envolvidos na regulação de um humor positivo: dopamina, serotonina, norepinefrina, epinefrina e endorfinas, gerando bem-estar, além de benefícios para o sistema circulatório e cardiovascular. A prática de exercícios físicos pode também ajudar a manter a forma física, aumentar os níveis de confiança e vigor de pessoas com ansiedade”, explicou o psicólogo da Unimed JP, Aldir Pereira.

É importante lembrar que a atividade física para quem tem o diagnóstico de ansiedade não exclui a necessidade da psicoterapia e, em determinados casos, do acompanhamento médico. “Uma das formas não farmacológicas de tratamento é o exercício físico, que proporciona o alívio de condições psicológicas negativas. A prática do exercício físico de forma contínua e na intensidade correta acarreta liberações hormonais que propiciam ao praticante efeito tranquilizante e analgésico, obtendo um resultado relaxante pós-esforço”, detalhou Claudney Forte, profissional de educação física da equipe da Unimed João Pessoa.

Ele destaca que todas as atividades físicas são válidas para o controle da ansiedade. Contudo, é preciso que haja um comprometimento e continuidade nas atividades. “É relatado em estudos que exercícios aeróbicos são mais interessantes para reduzir o processo de ansiedade, porém qualquer tipo de exercício físico dará respostas satisfatórias no controle desse transtorno”, reforçou.

SOCIALIZAÇÃO

A prática da atividade física para quem sofre de algum transtorno mental, como é o caso da ansiedade, ou até mesmo depressão e estresse, pode proporcionar resultados ainda mais satisfatórios para algumas pessoas quando feito em grupo, conforme explica o psicólogo Aldir Pereira. “A prática em grupo pode aumentar a motivação, produzir mais comprometimento, diminuir o estresse, melhorar humor e sono, promover a superação e, ao mesmo tempo, aumentar o círculo de amizade. Esportes coletivos também ajudam a desenvolver a resiliência, força, liderança e espírito de equipe”, recomendou.

OFICINA GRATUITA

Todos esses benefícios serão abordados na oficina “Exercícios físicos para o controle da ansiedade”, que será ministrada no próximo dia 17, das 14h às 15h, de forma on line, por Claudney Forte.

A atividade é gratuita e exclusiva para clientes da Unimed João Pessoa. As inscrições estão sendo feitas pela internet. CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR!

VANTAGENS DA ATIVIDADE FÍSICA

- EQUILÍBRIO NA PRODUÇÃO DE HORMÔNIO

- AUMENTO DA DISPOSIÇÃO

- REDUÇÃO DO ESTRESSE

- DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONFIANÇA E AUTOESTIMA