• Início
  • Notícias
  • Confira cinco iniciativas da Unimed João Pessoa para incentivar o aleitamento materno

Notícias

Confira cinco iniciativas da Unimed João Pessoa para incentivar o aleitamento materno

Publicada em 28/08/2023 às 07h

Entre as ações da Unimed JP está o Disque Amamentação e o posto de coleta de leite materno. Ambos os serviços são abertos à comunidade Entre as ações da Unimed JP está o Disque Amamentação e o posto de coleta de leite materno. Ambos os serviços são abertos à comunidade

A amamentação é um dos momentos mais aguardados pela mãe ao ter o filho nos braços. E para tornar essa vivência ainda mais especial e saudável tanto para a mãe quanto para o bebê, a Unimed João Pessoa tem cinco iniciativas - duas abertas à comunidade -, que incentivam o aleitamento materno.

Este mês, é celebrado o Agosto Dourado, movimento que tem a finalidade de incentivar a amamentação.

 

01 - POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), funciona um posto de coleta de leite humano. O local é aberto tanto às mães que têm filho na maternidade da Unimed João Pessoa, que funciona no hospital, quanto às mães da comunidade que tenham leite excedente e queiram doar.Para participar do ato solidário, é preciso que a mulher esteja bem de saúde e sem utilizar medicamentos que interfiram na amamentação. A coleta pode ser feita no domicílio da mãe, mediante agendamento por meio dos números: 2106-0393 ou 2106-0352, ou a mulher pode ir até o posto.

O Posto de Coleta de Leite Humano do HAUW é vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral, que recebe parte das doações, beneficiando toda a comunidade. Já outra parte é destinada para alimentar os bebês que estão na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do hospital.

 

02 - DISQUE AMAMENTAÇÃO

Para as mamães que tiverem dúvidas sobre aleitamento materno, é disponibilizado o “Disque Amamentação”. As mães, sejam pacientes do HAUW ou da comunidade, podem entrar em contato por telefone e receberão orientações de profissionais qualificadas.

O serviço funciona 24 horas e está disponível nos números: 2106-0393, para ligações das 7h às 19h; e o 2106-0352, para ligações no período da noite, das 19h às 7h.

 

03 - ACOMPANHAMENTO

Após o parto, as mães recebem orientações e esclarecem dúvidas sobre a importância da amamentação e os benefícios para o bebê e para elas sobre o aleitamento materno. O acompanhamento é feito com as puérperas, que estão na maternidade do HAUW, já no primeiro dia pós-parto.

 

04 - ESPAÇO MATERNAR

Prezando pela humanização e acolhimento das mães que estejam com os seus bebês se recuperando na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN), foi criado o Espaço Maternar. O local possui um ambiente aconchegante propício para o casal descansar e receber o apoio de profissionais de enfermagem, psicologia, serviço social, além de manterem contato com os médicos.

O Espaço Maternar está aberto todos os dias da semana, sempre das 7h às 22h. No local, nas terças-feiras, às 16h, são realizadas oficinas, sobre amamentação, saúde da mulher e do bebê, entre outros temas relacionados à maternidade.

 

05 – PROGRAMA MÃE E BEBÊ

A Unimed João Pessoa oferece gratuitamente para as clientes o Programa Mãe e Bebê, que mantém uma programação permanente de oficinas. Uma equipe interdisciplinar formada por enfermeiro, nutricionista e psicólogo aborda assuntos que abrangem desde a gestação até a amamentação, incluindo os cuidados com o bebê.

A agenda do programa pode ser conferida no Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/viver-melhor/saude-e-bem-estar.