• Início
  • Notícias
  • Crianças e adolescentes participam de curso sobre primeiros socorros

Notícias

Crianças e adolescentes participam de curso sobre primeiros socorros

Publicada em 24/10/2023 às 15h28

Participantes aprenderam sobre atendimento inicial à parada cardiorrespirarória, reanimação e como acionar serviços de urgência Participantes aprenderam sobre atendimento inicial à parada cardiorrespirarória, reanimação e como acionar serviços de urgência

Uma tarde de aprendizado e orientações que ficarão para a vida. Assim foi o último sábado (21) para 52 crianças e adolescentes, entre os quais 38 integrantes do Coral Jovem Instituto Unimed João Pessoa. Eles participaram do curso “Salve uma Vida Superjovem”, onde aprenderam noções de primeiros socorros.

O evento foi realizado no Centro de Estudos, no 7º andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, pela Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB), com apoio do Instituto Unimed João Pessoa. A atividade também foi realizada em comemoração ao Dia do Anestesiologista, celebrado no último dia 16.

Os participantes, com idades entre oito e 15 anos, aprenderam noções de atendimento de suporte básico à vida, atendimento inicial à parada cardiorrespirarória e massagem de reanimação. Outras orientações foram sobre como solicitar ajuda dos serviços públicos para situações de urgência, por meio dos números de emergência da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além das informações teóricas, as crianças treinaram os procedimentos em manequins de simulação realística.

As atividades foram realizadas pelos anestesiologistas Gilvandro Lins e Juliano Teles. “Esse modelo de treinamento já existe em outros países. As crianças podem ser promotoras das manobras de recuperação cardiopulmonar, melhorando assim o desfecho dos pacientes”, disse Gilvandro Lins, que também é gestor de Inovação e Novos Negócios da Unimed JP. Ele acrescentou ainda que é comum a realização desse tipo de curso com crianças nos Estados Unidos e na Europa.

PRONTOS PARA AJUDAR

As crianças e adolescentes foram distribuídos em grupos para praticar as atividades. Irys Araújo, de 15 anos, é integrante do Coral Jovem Instituto Unimed JP. Para ela, foi uma tarde de conhecimentos que servirão para ajudar as pessoas, caso seja necessário. “Serve para o dia a dia, para uma pessoa da sua família ou outra pessoa que precise e você possa ajudar. Serve para a vida. Consegui entender tudo, não só na teoria, quanto na prática”, disse a garota.

Outro participante foi Fernando Marques Neto, de 11 anos, que é sobrinho do anestesiologista Gilvandro Lins. Com o aprendizado, ele diz que já se sente apto a ajudar. “Achei muito legal, porque é importante saber os primeiros passos para salvar uma vida”, acrescentou.

Ao final da atividade as crianças e adolescentes receberam carteirinhas como certificado de participação.