• Início
  • Notícias
  • Doença causada pelo cigarro eletrônico leva apenas 12 meses para se desenvolver

Notícias

Doença causada pelo cigarro eletrônico leva apenas 12 meses para se desenvolver

Publicada em 09/04/2024 às 07h

Pelo menos, 70% das pessoas que usam cigarro eletrônico estão na faixa etária dos 15 aos 24 anos: situação preocupa autoridades de saúde Pelo menos, 70% das pessoas que usam cigarro eletrônico estão na faixa etária dos 15 aos 24 anos: situação preocupa autoridades de saúde

Enquanto as doenças crônicas relacionadas ao uso do cigarro convencional levam décadas de dependência para se desenvolver, a Evali, doença causada pelo cigarro eletrônico, se instala em apenas 12 meses. O alerta é do pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, médico cooperado da Unimed João Pessoa.

O termo Evali vem da sigla em inglês para E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury que, em português, pode ser traduzido para Lesão Pulmonar Associada ao Uso do Cigarro Eletrônico.

De acordo com Sebastião Costa, estudos do Centro de Prevenção e Controle de Doenças norte-americano concluíram que 2.807 pacientes foram atendidos em 2019 nos serviços de emergência com Evali. Destes, muitos tiveram que receber oxigênio, outros foram entubados, alguns transferidos para UTIs e 68 não resistiram aos sintomas agudos da doença, que são tosse, dor no peito e intensa insuficiência respiratória.

“O que despertou imensa atenção da comunidade médica foi a diversificação dos sintomas dessa patologia. Além da tosse, dor no peito e insuficiência aguda grave, estiveram presentes a hemoptise (sangramento), febre, dessaturação e sintomas digestivos - dor abdominal, vômitos, diarreia e intenso mal-estar”, informou Sebastião Costa, que é presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) e membro da Comissão de Tabagismo da Associação Médica Brasileira (AMB).

PERIGO ENTRE OS JOVENS

O maior perigo é entre os jovens de 15 a 24 anos. Pelo menos, 70% das pessoas que usam cigarro eletrônico estão nessa faixa etária. Essa particularidade deve, inclusive, mudar o perfil das mortes causadas pelo tabagismo no mundo.

Hoje, a quase totalidade das mortes é de adultos que usam o cigarro tradicional e são acometidos, principalmente por três doenças: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar e câncer de pulmão. “Num futuro não muito distante deve remodelar o perfil etário dessa estatística”, lamentou Sebastião Costa.

LEIA ARTIGO COMPLETO

O pneumologista Sebastião Costa abordou esse tema no artigo “EVALI, a terrível doença do cigarro eletrônico”, publicado no Portal Unimed João Pessoa. No texto, ele traz várias outras informações sobre os riscos do tabagismo para a saúde. Para ler o artigo completo, clique aqui.

Os perigos do cigarro eletrônico também são abordados no segundo episódio do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa, que teve como tema “Câncer de pulmão e tabagismo”. Clique aqui para assistir.