• Início
  • Notícias
  • Entenda como a fisioterapia ajuda em casos de doenças respiratórias

Notícias

Entenda como a fisioterapia ajuda em casos de doenças respiratórias

Publicada em 26/07/2023 às 17h09

Fisioterapia auxilia no tratamento de sintomas de quem sofre com doenças respiratórias e também no fortalecimento pulmonar Fisioterapia auxilia no tratamento de sintomas de quem sofre com doenças respiratórias e também no fortalecimento pulmonarFoto: Assessoria

Estamos oficialmente no inverno e, no Nordeste, as mudanças bruscas de temperatura podem causar resfriados, aflorar alergias e até mesmo contribuir para crises respiratórias em quem tem asma ou bronquite, por exemplo. Além do tratamento medicamentoso, a fisioterapia é uma aliada no alívio dos sintomas e fortalecimento pulmonar.

A fisioterapia respiratória é essencial para a melhora da circulação do oxigênio no organismo, ajudando ainda na expulsão de secreções das vias aéreas e aumentando a capacidade ventilatória dos pulmões. “Os principais objetivos da intervenção [fisioterapia] incluem redução do desconforto respiratório e da falta de ar, melhora da força muscular respiratória e, consequentemente, o desempenho cardiorrespiratório, além da higiene brônquica, se necessário”, explica o fisioterapeuta João Lucas Melo, da equipe do Espaço Vida, unidade própria da Unimed João Pessoa que oferece atendimento em fisioterapia e outras práticas voltadas para a promoção da saúde.

INDICAÇÃO

A fisioterapia respiratória ganhou mais evidência durante a pandemia da covid-19, tanto ao longo do tratamento em pacientes internados, quanto naqueles que ficaram com sequelas pulmonares e tiveram que passar por reabilitação após a infecção.

Para quem já tem o diagnóstico de doenças respiratórias, a fisioterapia é parte importante do tratamento, principalmente no grupo de pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos. Mas, ela também é indicada para quem apresenta dificuldades respiratórias em consequência de problemas menos graves, como resfriados e sinusite. Em ambos os casos, os especialistas asseguram que haverá melhora da qualidade de vida. “A fisioterapia dispõe de equipamentos e técnicas manuais que facilitam o processo anti-inflamatório, acelerando a recuperação. Por isso, pode ser feita de maneira preventiva, para que seja evitada a piora no quadro clínico, principalmente em períodos de inverno”, acrescentou João Lucas.

ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL

Seja ao sentir algum desconforto respiratório por doença já existente ou para o fortalecimento pulmonar para respirar melhor, o acompanhamento profissional é essencial para obter resultados satisfatórios. Com a avaliação de um fisioterapeuta, é possível aprender técnicas para fazer em casa, como a lavagem nasal e ainda exercícios de respiração. “Os exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular respiratório monitorados pelo fisioterapeuta são essenciais. Até mesmo os idosos e pacientes com doenças pulmonares preexistentes devem praticar atividades para fortalecer a musculatura respiratória”, ressaltou João Lucas.

A servidora pública Adriana Guedes faz fisioterapia respiratória no Espaço Vida há sete meses, como parte importante para o tratamento de asma e fibromialgia. Ela conta que os exercícios têm melhorado a qualidade de vida de forma geral. “A prática da fisioterapia respiratória é indicada para melhorar a condição ventilatória do meu comprometimento pulmonar. O acompanhamento tem me auxiliado muito e diminuiu drasticamente as crises asmáticas”, revelou.

MAIS SAÚDE

O Espaço Vida dispõe de todos os equipamentos necessários para reabilitação física e para tratamento de problemas respiratórios, cardiorrespiratórios, ortopédicos, neurológicos, pélvicos, obstétricos, além de atendimentos em gerontologia e pediatria. A equipe assistencial inclui profissionais capacitados para realizar a reabilitação e acompanhar os pacientes, focando na recuperação funcional e reestabelecimento da qualidade de vida.

Localizada em uma área verde, na Avenida Epitácio Pessoa, a unidade dispõe de um amplo jardim onde também são realizadas práticas holísticas e integrativas, como yoga, biodança, dança circular, ventosaterapia, auriculoterapia, relaxamento e aromaterapia. São atividades que trazem, sobretudo, benefícios para a saúde mental dos pacientes.

O Espaço Vida funciona de segunda a sexta-feira. No caso da fisioterapia, é necessário encaminhamento médico. O cliente pode agendar o atendimento pelo aplicativo, Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/cliente) e SAC (0800-725-1200). Mais informações pelo telefone 2106-0633.