• Início
  • Notícias
  • Estudantes da Torre falam das expectativas do ano letivo na Escola Raul Córdula

Notícias

Estudantes da Torre falam das expectativas do ano letivo na Escola Raul Córdula

Publicada em 14/02/2024 às 07h

Os estudantes comemoraram a entrega da ECIT Professor Raul Córdula Os estudantes comemoraram a entrega da ECIT Professor Raul Córdula

O ano letivo da rede estadual de ensino tem início nesta quinta-feira (15) e um novo tempo também está começando para os alunos da nova Escola Cidadão Integral Técnica Professor Raul Córdula (ECIT), na Torre. Entregue à população no dia 25 de janeiro, o colégio foi construído pela Unimed João Pessoa como parte de uma permuta feita com o governo do estado e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

A nova escola vai beneficiar 380 estudantes, 60 a mais do que no colégio anterior, incluindo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Marco de cidadania e transformação social, a nova unidade educacional já está impactando positivamente a vida dos estudantes, professores, funcionários e até mesmo da comunidade local.

Motivação e alegria foram algumas das expressões usadas pelos estudantes para descrever a expectativa com o início do ano letivo na ECIT Professor Raul Córdula. "Teremos uma escola com estrutura digna de ensino e espero muito dela. Estou ansiosa para o início das aulas e para frequentar o espaço", destacou a aluna Vivian Pereira de Sousa, 15 anos, que começa este ano a estudar no colégio.

Assim como Viviane Pereira, a adolescente Kaylianne Guedes, do 7º ano, falou sobre a expectativa de iniciar as aulas na nova escola. "Aqui, eu acho que vou me adaptar mais, teremos mais salas, mais tempo para estudar. Isso aqui é meio que uma escola particular, só que qualquer pessoa vai poder estudar", comparou com orgulho.

QUALIDADE NO ENSINO

Equipada com o que há de mais moderno, a escola está sendo considerada uma das melhores da rede estadual de ensino, o que tem deixado os alunos muito alegres por ter a oportunidade de frequentar um espaço transformado e com estrutura de alto padrão. “Fiquei feliz com a nova escola, mais confortável para os estudos. Queria muito agradecer à Unimed JP que fez parceria com o governo e melhorou as condições de ensino para os alunos e professores. Dessa forma, teremos resultados cada vez melhores", disse o estudante Valgerlinsson Trajano, que vai para o 3º ano do técnico em Análises Clínicas.

Mas, não são só os alunos. Pais e familiares também estão comemorando a entrega da nova escola. A direção e professores estão orgulhosos. "Para os alunos, professores e para a comunidade em geral, a nova escola é de grande importância. Nossos alunos vão ter mais conforto, ambiente climatizado, laboratórios completos equipados com o que há de melhor e mais moderno e isso vai refletir na qualidade do ensino”, avaliou Igor Machado, diretor da ECIT.

A professora Maria de Fátima acredita num “novo tempo”, com mais aprendizado e transformação social. Trabalhando na escola há 15 anos, ela está empolgada com toda a estrutura. “O sentimento agora é de muita felicidade por essa conquista de avanços na educação e na melhoria, cada vez mais, do processo ensino-aprendizagem. Essa nova escola só contribuirá para o processo de ensino aprendizagem. Vai ser uma grande motivação para nossos alunos”, disse.

ESTRUTURA COMPLETA

Com um novo conceito de sustentabilidade, acessibilidade e ensino, a nova ECIT Professor Raul Córdula conta com 11 salas de aulas, além de laboratórios, quadra poliesportiva coberta, salas multifuncionais, refeitório climatizado, área de lazer ampliada.

Outro destaque do projeto é a acessibilidade, com elevadores e todas as necessidades atendidas para garantir o acesso de pessoas com deficiência. Com energia solar e coleta seletiva, o espaço promove a sustentabilidade ambiental.

TODOS GANHAM

Todos sairam ganhando com a parceria. Pela permuta realizada entre a Unimed JP e o governo do estado, a área onde funcionava a antiga Escola Raul Córdula, por trás do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, ficou com a Unimed JP. Nesse terreno, a Cooperativa vai ampliar os seus serviços próprios, construindo a Cidade Unimed, maior complexo hospitalar privado da Paraíba.

Em contrapartida, a Cooperativa construiu, em um terreno que era próprio, uma escola estadual modelo, com toda a infraestrutura necessária para o funcionamento