Notícias

Fique atento para não cair no golpe do boleto falso

Publicada em 30/10/2023 às 07h

Ao receber um boleto, confira sempre o código do banco, valor do documento, data de vencimento da fatura e leitura do código de barra Ao receber um boleto, confira sempre o código do banco, valor do documento, data de vencimento da fatura e leitura do código de barra

À medida que a tecnologia avança, os criminosos também atualizam as formas de aplicar golpes. Uma delas é o boleto falso, documento bancário que chega por e-mail com todas as características de um boleto bancário verdadeiro, mas ao efetuar o pagamento, o valor não vai para o destino que deveria, mas, sim, para as mãos de golpistas.

Para evitar esse tipo de fraude, a Unimed João Pessoa adota uma série de procedimentos de segurança. Quando o cliente opta pela fatura digital, que é enviada por e-mail, só consegue abrir o documento quando informa o CPF do titular. Outra medida é o acesso ao boleto exclusivamente pelo site oficial da Unimed JP (www.unimedjp.com.br) ou pelo aplicativo. Para tanto, é preciso que o cliente informe login e senha.

ALERTA

A Unimed JP alerta que, caso o cliente perceba algo estranho, não efetue o pagamento do o boleto e entre em contato imediatamente com o SAC, no telefone: 0800-725-1200, ou pela atendente virtual, que pode ser acessada pelo Portal Unimed JP ou WhatsApp (83 2106-0700).

Em todos esses canais, são utilizadas perguntas-chaves para garantir que é o cliente quem está mantendo contato.

DICAS DE SEGURANÇA

Veja as especificações sobre o boleto emitido pela Unimed JP e confira algumas dicas para se prevenir contra o golpe do boleto falso e não ter prejuízos:

  • Banco oficial: os boletos da Unimed JP são emitidos pela Sicredi. Os três primeiros dígitos do boleto do cliente têm o código 748. Caso o código não seja o mesmo do banco informado no boleto, fique atento, pois as chances de ser uma fraude são grandes.
  • O boleto da Unimed JP é obtido nos canais oficiais da Cooperativa. A Unimed JP não envia boletos pelo WhatsApp (exceto quando solicitado pelo cliente via SAC ou pela atendente virtual), nem tão pouco disponibiliza a fatura em outros sites. O boleto pode ser obtido na área do cliente no Portal Unimed JP (https://www.unimedjp.com.br/cliente/ ou pelo aplicativo Unimed João Pessoa (disponíveis nas plataformas iOS e Android).
  • Dados do boleto: verifique todas as informações que constam no boleto, como data de vencimento da fatura, CNPJ da Unimed JP (08.680.639/0001-77) e o nome do favorecido. No caso da Unimed JP, é utilizada a Razão Social “Unimed João Pessoa Cooperativa de Trabalho Médico”. Se, ao fazer a leitura do código de barras, não identificar a Unimed João Pessoa como “emissor”, não efetue o pagamento. 
  • Valor da cobrança: o valor do boleto aparece nos últimos números do código de barras e também aparece no espaço “valor do documento”. Caso os valores não sejam iguais, desconfie. Outro sinal de alerta é constar um valor muito diferente da sua mensalidade, sem justificativa, em uma cobrança que costuma ter um custo específico. 
  • Erro na leitura do código de barras: este é um sinal de alerta de golpe, obrigando o usuário a copiar o número do boleto.