• Início
  • Notícias
  • Hospital Alberto Urquiza atende a pedidos especiais dos clientes no Dia do Desejo

Notícias

Hospital Alberto Urquiza atende a pedidos especiais dos clientes no Dia do Desejo

Publicada em 27/04/2021 às 11h15

Dona Amável teve o pedido atendido, com direito a uma apresentação musical: jeito especial de cuidar da Unimed João Pessoa Dona Amável teve o pedido atendido, com direito a uma apresentação musical: jeito especial de cuidar da Unimed João Pessoa

Alguns pacientes acometidos com a covid-19 precisam de uma “ajuda” externa para respirar melhor. Há casos em que a traqueostomia – procedimento que consiste na abertura de um orifício na traqueia e colocação de uma cânula para a passagem de ar – é indicada para a desobstrução das vias respiratórias. Enquanto está com a cânula, o paciente não consegue falar e nem se alimentar pela boca. Por isso, quando o equipamento é retirado, precisa “reaprender” a falar e a se alimentar sozinho.

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, para proporcionar uma experiência diferenciada nesse momento especial, o paciente ainda tem “direito” a um desejo quando é liberado para voltar a ingerir alimentos sólidos: pode pedir a comida que quiser. Com a devida avaliação e autorização da equipe (médico assistente, fonoaudiologia e nutrição), o alimento é concedido no Dia do Desejo.

DONA AMÁVEL

Dona Francisca Menezes Sá, de 92, anos ficou quase 70 dias internada. Destes, mais de 30 usando uma cânula.  Assim que reaprendeu a comer, Dona Amável, como é conhecida, fez logo o seu pedido: bolo de rolo.

Como o apelido já demonstra, Dona Francisca é uma pessoa muito amável e conquistou toda a equipe que a atendeu no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Por isso, o seu Dia do Desejo foi ainda mais especial e teve um pouco mais do que o bolo de rolo. Ela ganhou também uma mesa posta na varanda do apartamento com a participação do Projeto Tocando em Vidas, que faz apresentações para pacientes dos hospitais próprios da Unimed JP (Alberto Urquiza Wanderley e Hospital Pediátrico Unimed). O repertório foi escolhido por Dona Amável.

“Sou muito grata por esta sensibilidade no cuidado. Me emociono ao ver tudo isso que fizeram para mim”, disse sobre o bolo, a mesa especial e as músicas. Dona Amável já recebeu alta hospitalar e está em casa, aos cuidados da família, que conta com nove filhos, 13 netos e 11 bisnetos.

REAPRENDENDO A COMER E FALAR

A fonoaudióloga dos hospitais próprios da Unimed JP, Jully Anne Soares de Lima, explicou que, após o paciente apresentar condições de respirar sem o ventilador, é iniciado o atendimento fonoaudiológico voltado para a reabilitação vocal e deglutição (falar e comer). “Neste momento, tornamos possível a produção da voz através da oclusão da traqueostomia. A partir do momento em que ele consegue falar e deglutir a saliva, é possível que se retire a cânula”, explicou.

Antes de liberar a alimentação por via oral, são feitos testes para avaliar se o paciente apresenta risco de engasgar ou não, pois a intubação e a presença da cânula de traqueostomia aumentam o risco da disfagia (alteração da deglutição). Quando o paciente apresenta condições de se alimentar pela boca, a dieta por via oral é liberada e gradativamente são introduzidos alimentos mais sólidos.

SOBRE O PROJETO

O Dia do Desejo é um projeto da Unimed João Pessoa, realizado em seus hospitais próprios pela equipe de Experiência do Cliente, com a finalidade de contribuir, além da recuperação física, para o bem-estar. Os pedidos atendidos são os mais variados: uma comida diferente, um culto no apartamento, uma música especial... Já houve, inclusive, casamento na capela do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A iniciativa integra os projetos de humanização, que visam dar ao paciente o cuidado integral.