Unimed João Pessoa

Notícias

Hospital Alberto Urquiza Wanderley realiza 69º transplante de fígado

A- A+
Publicada em 28/01/2019 às 15h
O Hospital Alberto Urquiza é pioneiro na realização de transplantes na ParaíbaO Hospital Alberto Urquiza é pioneiro na realização de transplantes na Paraíba

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que pertence à Unimed João Pessoa, realizou um novo transplante de fígado. O beneficiado foi D.F.S., de 60 anos, que recebeu um novo órgão, na última quarta-feira, dia 23. Ele tinha problemas de fígado há mais 20 anos.

Após o transplante, que durou aproximadamente seis horas, D.F.S. foi encaminhado para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), procedimento padrão adotado após esse tipo de intervenção. Ainda não há previsão de alta hospitalar. O doador do órgão tinha 50 anos.

Com este, são 97 transplantes realizados pelo Hospital Alberto Urquiza, sendo 69 de fígado, 11 de coração e 17 de rim.

ALTA COMPLEXIDADE

O transplante de fígado é a maior cirurgia a que um ser humano pode ser submetido. Por isso, é necessário que haja uma estrutura de qualidade, com equipamentos modernos e uma equipe especializada.

Referência em alta complexidade no Estado, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta com um moderno Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem e seis Unidades de Tratamento Intensivo, entre outros serviços essenciais à realização de transplantes. Na equipe médica estão alguns dos maiores especialistas do Estado, e a equipe assistencial é altamente capacitada.

PIONEIRISMO

O Hospital Alberto Urquiza é pioneiro na realização de transplantes de fígado na Paraíba. O primeiro procedimento foi realizado no dia 8 de junho de 2004 e entrou para a história da medicina paraibana. A unidade também é responsável pelo nascimento de quíntuplos, em 4 de setembro de 2003; o primeiro transplante cardíaco, em 23 de maio de 2004; e o primeiro transplante de rim, em 2 de outubro de 2009.

RECONHECIMENTO

O resultado de investimentos na melhoria dos serviços e na segurança do paciente se traduz em reconhecimento. O Hospital Alberto Urquiza é o único da Paraíba com Acreditação com Excelência, um certificado de qualidade da rede hospitalar. Além disso, este mês recebeu dois certificados nacionais de qualidade: o Selo de Qualidade, do Conselho Federal de Enfermagem, e a Validação de Boas Práticas para o Tromboembolismo Venoso (TEV), concedida pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP). Agora, o Hospital quer ir mais longe: está buscando a Acreditação Internacional.